Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

BASE: TIPO E COMO APLICAR

24/03/2015 00:00

Dando continuidade à série, pré-requisitos para elaboração de uma perfeita maquiagem (click no link,irei falar da base. Click no link: SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM      

Como eu já falei no texto de corretivo, a base e o corretivo são os ítens essenciais da maqiagem,  pois são os responsáveis pela preparação da pela, para que se possa aplicar os demais ítens da maquiagem.

Saber a consistência mais adequada da base para a sua pele é tão importante quanto saber a cor adequada para o seu tom de pele. 

Para a escolha da base é fundamental conhecer os tipos de pele. se é normal, oleosa, mista ou seca. 

 
 

TIPOS DE BASE DE ACORDO COM A CONSISTÊNCIA

Atualmente o mercado oferece uma gama de bases com consistências diferentes: líquida, mousse, pó e cremosa.

        

1 - BASE LÍQUIDA – É a mais comum e versátil, sendo encontrada em várias formulações para cada tipo de pele. Dependendo da consistência ela pode oferecer uma cobertura de transparente a total. 

          
 

2 - BASE MOUSSE – São bases cremosas com a consistência de um mousse, leve e airada. Permiti construir camadas, mas sua cobertura vai de leve a média. Não oferece uma cobertura total. Indicada para pele seca e normal.

            

 

3 - BASE CREMOSA – É uma base com uma consistência densa. Não é muito indicada para construir camadas, mas tem uma cobertura média. São mais indicadas para peles secas e normais. Por conter em suas formulações uma grande quantidade de hidratante não é muito indicada para as peles oleosas.

              

 

4 - BASE EM PÓ -    Ela pode se apresentar de três formas

4.1 - PÓ CREMOSO 2 em 1 ou PANCAKE – Reúne em um só produto base e pó. Foi criada pelo senhor Max Factor, pioneiro na makeup. O pancake oferece ótima cobertura cobrindo os poros. É uma ótima opção para peles oleosas, pois dificulta a transpiração. Na maquiagem artística, existe uma vesão colorida, chamada de Chromacake.

            

                    

                         Chromacake

 

4.2 - PÓ COMPACTO 2 EM 1- Base e pó em um só produto. Tem uma cobertura de leve a média, deixando a pele com um aspecto aveludado. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive oleosa porque retém a oleosidade da pele. Pode ser usado como base ou como pó compacto por cima de uma base de leve cobertura. O pancake precisa ser umidecido para utilizar, já a base compacta usa-se seca, não necessitando molhar.

                    

 4.3 - PÓ MINERAL – Base em pó solto, finíssimo, oferece uma leve cobertura, elimina o excesso de brilho e tem ótima fixação. Serve para todos os tipos de pele, desde sensíveis a oleosas. Pode ser usado puro ou por cima da base líquida como pó, oferencendo uma maior conbertura.

                      

 

COMO APLICAR A BASE

Para as bases líquidas, cremosas ou em mouse, pode-se usar um pincel de base, uma esponja ou os dedos indicador e médio.

Escolha um dos  instrumentos abaixo e coloque um pouco do produto e aplique no rosto, fazendo movimentos de de dentro para fora. Se usar o pincel ou a esponja finalize dando pequenas batidinhas com os dedos.

Já as bases em pó compacto, pó cremoso ou pó mineral só podem ser aplicadas com a esponja.  Passe um pouco do produto na esponja, e aplique no rosto dando pequenas batidinhas sempre de dentro para fora.

Nas áreas que tiver corretivo aplique a base com toques leves e repetidos. Jamais espalhe de forma brusca, onde já tenha sido aplicado a base ou o corretivo, para evita remové-los.

        

            
    

Nas minhas fotos abaixo, o lado esquerdo do rosto já está com primer, corretivo e base, e o lado direito apenas com primer e corretivo. Apenas a última foto está com maquiagem completa nos dois lados.

         

                   1                       2                           3                      4

 

COMENTÁRIOS

COMO APLICAR A BASE

Mariana Nayoshi 01/06/2015
O i Mary, gostei muito da sua explicação de como aplicar a base. Eu usava corretivo depois da base, pois uma vendedora de uma loja de maquiagem tinha me ensinado assim, mas eu nunca gostava do resultado final e não conhecia bem a técnica para passar o corretivo antes. Vou aguardar a sua postagem de como aplicar a sombra, pois já li o de corretivo, blush e contorno. Um abraço.

Aplicação da base.

Carla Cristina 04/05/2015
Oi Mary, estava procurando dicas no google de como passar base ai encontrei seu blog.
Adorei essa sua técnica de passar base, achei muito fácil de aprender, mesmo por fotos. Vou sempre dá´uma olhada em suas publicações.