Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

GUIA COMPLETO DO BATOM, LÁPIS LABIAL E GLOSS: BREVE HISTÓRIA, TIPOS, CLASSIFICAÇÃO E COMO APLICAR

12/11/2015 23:32

                                 

]

Dando continuidade à série os pré-requisitos para elaboração de uma perfeita maquiagem, hoje eu vou falar da maquiagem dos lábios: batom, lápis labial ou delineador labial e lipgloss. Click no link: SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM

 

BATOM

INTRODUÇÃO

Os termos “batom” da língua portuguesa (derivado do francês bâton) e “lipstick” da língua inglesa destacam a forma ou a consistência do objeto representado, ao associá-lo a um bastão,vara ou pau.

Por sua vez, a expressão francesa “rouge à lèvres” não destaca a forma do objeto representado. Tal expressão, parece enfatizar a função do que é representado (corar ou colorir os lábios) ou talvez a noção da derivação deste objeto de um outro (do rouge como maquiagem para as bochechas).

O ato de colorir os lábios é algo feito pelas mulheres há milhares de anos. No século XIX, termos como “lip rouge”, “tinted lip balm”, “tinted lip salve” e “rouge à lèvres” eram usados para representar os produtos utilizados para dar cor aos lábios.

O século XIX coincide, em parte, com a chamada era Vitoriana, marcada pela existência de muita censura moral ao uso da maquiagem pelas mulheres.

Nesse mesmo século, a França era a principal produtora de cosméticos. Muitas farmácias e perfumarias francesas produziam e vendiam produtos para colorir os lábios, mas havia muita discrição por parte das empresas e das consumidoras. Talvez como reflexo desse estigma negativo da maquiagem, produtos classificados como medicinais, mas que coloriam levemente os lábios, faziam muito sucesso. Muitas empresas francesas começaram a lançar diferentes tipos de produtos “en bâton”, e isto era uma novidade no mercado.

 Entre esses produtos havia “rouge à lèvres en bâton” ou “stick lip-rouge”. Como exemplo, o Ne m’oubliez pas da Guerlain (1870).

Não por outra razão, muitos dicionários apotam o surgimento da palavra “lip stick” por volta de 1880. Outro dado interessante, é que a palavra portuguesa “batom”, como acima mencionado, apesar de possuir um sentido semelhante à palavra inglesa “lipstick”, tem o seu radical derivado da palavra francesa “bâton”, indício muito forte não só da influência dos cosméticos franceses na época, mas do impacto dessa forma de apresentação do produto.

Ao contrário dos americanos que foram substituindo a expressão “lip rouge” por “lipstick”, como novo sinônimo de produto para pintura labial, os franceses mantiveram o uso do termo “rouge à lèvres”, acredito que em razão da longa tradição francesa no uso de produtos para colorir os lábios, o que os levou a perceber o batom apenas como mais uma nova forma ou consistência do rouge para os lábios.

O que aconteceu com os franceses, pode ser comparado ao fato mais atual de que as empresas continuam chamando de “lipstick” ou “batom” novos produtos para os lábios que não guardam na forma ou na consistência qualquer similitude com um “bastão”. Como exemplos o batom líquido e o batom creme.

 

COMPONENTES DOS BATONS

Os batons se diferem em sua composição. E os componentes mais encontrados são:

- VITAMINAS A e E – nutrem os lábios e ajudam a neutralizar os radicais prejudiciais, retardando o envelhecimento e contribuindo no processo de renovação celular. As vitaminas também têm efeito calmante e hidratante.

- ÓLEOS NATURAIS - nutrem a mucosa labial, protegendo-a do ressecamento e da descamação.

- CERA – são responsáveis pela durabilidade do produto.

- SILICONE - cria uma película invisível sobre os lábios, protegendo contra os efeitos adversos, fazendo com que a cor dure mais tempo.

- PIGMENTOS E CORANTES - são responsáveis pela cor.

- SPF- FILTRO SOLAR - protege a mucosa labial contra a radiação ultravioleta.

- FRAGRANCIA - substância aromatizante que minimiza o cheiro dos vários ingredientes utilizados.

 

TIPOS DE BATOM

1 - QUANTO À CONSISTÊNCIA

1.1 - BATOM SÓLIDO

 - BATOM BASTÃO

- BATOM LÁPIS      

    

   

1.2 - BATOM CREME 

1.3 - BATOM LÍQUIDO

   

   

2 - QUANTO À FUNÇÃO SECUNDÁRIA

- BATOM HIDRATANTE

Colore os lábios, proporcionando hidratação, maciez e suavidade. Contém muitos ingredientes hidratantes e a maioria possui SPF, fornecendo proteção contra a radiação ultravioleta. Obviamente, é muito indicado para as pessoas que possuem lábios ressecados. O produto tem uma textura agradável. Em alguns casos pode transferir ou borrar.

- BATOM NUTRITIVO 

Além de colorir os lábios, este batom é muito rico em óleos, ceras e vitaminas A e E. É caracterizado por uma textura macia e uma cor uniforme. Este tipo de batom é perfeito para o inverno, pois protege os lábios contra o frio. Contudo, pode ser usado em qualquer período do ano.

- BATOM HIGIENE OU BATOM DE TRATAMENTO 

Geralmente um batom incolor. Ele suaviza a pele delicada dos lábios, cura as rachaduras, previne herpes, confere suavidade e brilho natural.

 

3 – QUANTO AO ACABAMENTO

De uma forma bruta, os batons possuem dois tipos de acabamento, em diferentes graduações: o matte ou fosco e o brilhante ou cintilante. 

Algumas empresas criaram denominações próprias e muito específicas para cada pequena variação no acabamento dos seus batons. 

Apenas para exemplificar essas diferentes denominações utilizadas, a seguir, listaremos as denominações de acabamento segundo a MAC:

- MATTE - São foscos, ou seja, não possuem brilho, são bem pigmentados e a textura é seca.

- SATIN - são semi-opacos, possuem um leve brilho acetinado, são bem pigmentados e a textura é levemente sedosa.

- AMPLIFIED CREAM – são cremosos, possuem um leve brilho, são bem pigmentados e a textura é bastante cremosa.

- CREMESHEEN – são à base de creme, são bastante hidratados, a pigmentação é de média à alta e a textura é bastante sedosa.

- FROST - são os batons com profusão de partículas de brilho, comumente chamados de cintilantes. Possuem uma boa pigmentação e a textura é sedosa.

- LUSTRE - são semi-brilhosos, possuem uma leve pigmentação e uma textura molhada, semelhante a um gloss, mas não são viscosos. 

- DAZZLE – possuem brilho e glitter e uma consistência grossa. A pigmentação é semelhante ao do lip gloss.

- GLAZE – são translúcidos, brilhantes e possuem pigmentação baixa.

 

4 – QUANTO AS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS

- BATOM DE LONGA DURAÇÃO 

  

Eles permanecem por 8 a 24 horas. Possuem óleos de silicone voláteis que evaporam entre 1 e 2 minutos após a aplicação, fixando o batom nos lábios. O efeito negativo desses batons é que eles deixam a boca seca, causando descamação da epiderme.

- BATOM AROMATIZANTES  

São batons que possuem em sua formulação componentes com fragrância, principalmente de frutas.

- BATOM A PROVA DE ÁGUA 

Possue em sua formulação substância resistentes a água, o que permite o batom não sair mesmo em contato com a mesma.

 

5 – QUANTO A COLORAÇÃO

- BATOM INCOLOR

- BATOM COM CORES NEUTRAS

- BATOM COM CORES VIBRANTES

 

PSICOLOGIA E BATOM

Alguns estudos associam a personalidade da mulher à cor do batom que ela usa, ou à forma, não intencional, com que a mulher dá à ponta do seu batom.

1 - A COR DO BATOM E A PERSONALIDADE

De acordo com uma pesquisa publicada pela Marie Claire e conduzida pela P&G Beauty para a CoverGirl, a cor do batom seria uma excelente maneira de determinar a personalidade de uma mulher. Neste estudo, 2.375 pessoas foram convidadas a comentar sobre as características, tipo de profissão e personalidade de nove mulheres usando diferentes cores de batom. Diante dos resultados, Sarah Vickery, principal autora do estudo, explica: “Desta vez, temos a prova de que cada cor de batom dá uma impressão diferente da pessoa que o usa.  É algo que pode realmente virar a seu favor".

Segundo a pesquisa, as cores mais fortes estão associadas às mulheres de personalidade forte; já as cores mais fracas estão associadas às mulheres de personalidade mais discreta.

- BATOM VERMELHO

Mulheres poderosas, criativas, ousadas e que têm iniciativa. 

- BATOM ROSA

Mulheres sociáveis e divertidas. Mas também muito poderosas.  A maioria das executivas sênior optam por esta cor. 

- BATOM AMEIXA OU VINHO

Mulhers autônomas e independentes.

- BATOM COR DE BOCA 

Mulheres receptivas e atenciosas.

 

2 - A FORMA DO BATOM E A PERSONALIDADE

Um estudo associou a forma que o batom assume ao decorrer do uso com algumas características da mulher.

- BATOM CHUPETA DE BÊBE

Mulher corajosa e estrategista.

- BATOM CADEIRA

 

Mulher aventureira e leal

- BATOM FUNIL

   

Mulher equilibrada e que busca o auto-conhecimento.

- BATOM HALF PIPE

   

Mulher habilidosa e agitada.

- BATOM BICO DE PATO

Mulher desconfiada e bem informada.

- BATOM TAMBOR

Mulher romântica e sincera.

- BATOM ARCO

Mulher carinhosa e misteriosa.

- BATOM RAMPA

Mulher ambiciosa e determinada.

 
 

LÁPIS LABIAL OU DELINEADOR LABIAL

É usado para contornar os lábios, corrigir defeitos de simetria e criar a ilusão de lábios maiores ou menores.

 

COMO APLICAR O BATOM E O LÁPIS LABIAL

Aplique uma base ou corretivo na região dos lábios e o pó por cima, dando pequenas batidinhas. Isto vai ajudar aumentar a durabilidade do batom e deixar a cor mais bonita.

Para fazer o contorno faça um “V” no centro do lábio superior e depois contorne toda a linha dos lábios. 

Se você tem lábios finos ou irregulares, contorne com um lápis um tom mais escuro do que a cor do batom, um pouco abaixo da linha natural. Desta forma, vai fazê-los parecer mais cheios e definidos. 

Se seus lábios são muito cheios e você deseja diminuir faça o contorno com um lápis da mesma cor do batom um pouco para dentro da linha natural dos lábios.

Alguns batons ricos em hidratantes saem além da linha dos lábios, fazer o contorno com o lápis labial vai ajudar a segurar o batom.

Formas de aplicar os diferentes tipos batom:

- BATOM BASTÃO – é o mais simples de aplicar. Pode ser aplicado com o próprio produto ou com um pincel. Comece pelo “V” do lábio superior e em seguida preencha toda a área dentro do contorno.

- BATOM LÍQUIDO – deve ser aplicado com a ponta do dedo ou com um pincel. Coloque um pouco do produto no centro de cada lábio e vá espalhando dando pequenas batidinhas. 

- BATOM LÁPIS – é aplicado com o próprio produto. A forma de aplicar é a mesma do batom bastão.

- BATOM CREME – é aplicado com a ponta do dedo ou com um pincel. Aplique do canto para o centro para não acumular nas laterais.

 

LIP GLOSS

É um cosmético utilizado nos lábios, de cor translúcida e com brilho.

BREVE HISTÓRIA DO LIP GLOSS

O primeiro lip gloss foi criado em 1930 por Max Factor para o cinema. E em 1932 ele criou o primeiro lip gloss comercial chamado "X-Rated", que permaneceu em produção até 2003, quando foi interrompido por Proctor and Gamble (P&G).

Um momento relevante na história do lip gloss aconteceu em 1970, quando a empresa de cosméticos Bonne Sino lançou o primeiro lip gloss com sabor de frutas chamado Lip Smackers. Este tipo de lip gloss sempre foi muito popular entre o público jovem.

Há alguns anos atrás, surgiu o lip gloss que dá volume extra aos lábios. Alguns fabricantes comparam o efeito deste tipo de lip gloss às injeções de colágeno. Na verdade, tais lip gloss contém substâncias que aumentam a circulação sanguínea na pele dos lábios, tornando-os temporariamente mais volumosos que o habitual.

 

CONSISTÊNCIA DOS GLOSS

1 - LIP GLOSS LÍQUIDO - é encontrado em tubo de cilindros de vidro ou plástico com varinha, tubo roll-on, pote roll-on e bisnaga.

         

2 - LIP GLOSS CREME - é encontrado em pequenos potes ou estojos de maquiagem.

     

3 - LIP GLOSS SÓLIDO

3.1 - LIPGLOSS LÁPIS – é parecido com o batom lápis, mas tem consistência de gloss.