Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

GUIA COMPLETO DE CORRETIVOS: TIPOS E COMO APLICAR

23/03/2015 18:00

Dando continuidade à série, pré-requisitos para eleboração da perfeita maquiagem, hoje eu vou falar do corretivo. Click no link: SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM

O corretivo e a base são os ítens essenciais da maquiagem, pois são eles que preparam a pele. Uma maquiagem perfeita depende de uma pele bem preparada.

O corretivo é a ¨carta na manga¨ de qualquer mulher, também dos homens, pois, atualmente, a maquiagem não faz parte apenas do universo feminino. É usado para preparar a pele, escondendo espinhas, manchas e olheiras. 

 
 
TIPOS DE CORRETIVOS
 

 Hoje no mercado existem dois tipos de corretivos,  os corretivos tradicionais e os corretivos coloridos. 

 

CORRETIVOS TRADICIONAIS

São usados para disfaçar olheiras, acnes, pequenas manchas ou pequenas linhas de expressão.  Nesses casos deve ser aplicado antes da base. 

Também podem ser usado como iluminador, neste caso dever ser aplicado por cima da base.

Os corretivos tradicionais são nos tons rosados e amarelados.

Para saber se o seu corretivo deve ter um tom rosa ou um tom amarelo é necessário conhecer o tom e subtom da sua pele (TOM E SUBTOM DA PELE). 

Este tipo de corretivo, que é indicado para pequenas imperfeições, deve ser do mesmo subtom da pele, e um ou dois tons mais claros.                  

                 

CONSISTÊNCIA DOS CORRETIVOS TRADICIONAIS

 Hoje no mercado existem vários tipos de corretivos: em creme, líquidos, mousse, bastão e em pó.

1 - CREME  

Possui uma consistência mais grossa, a cobertura é de média a alta, não é indicado para construir muitas camadas, pois pode ficar com aspecto carregado ou pode craquelar. Entretanto, é possivel contruir duas camadas, sem ficar com um aspecto pesado. É mais indicado para peles mais jovens, pois para quem já tem pequenas linhas ou pele mais madura ele pode acumular nas linhas.          

    
     
 

2- LÍQUIDO

Tem uma consistência de leve a densa, a cobertura é de leve a alta, e é possível construir camadas. Não acumula e não craquela. É indicado para todo tipo de pele. É encontrado em forma de bisnaga, pote, tubo com pump ou tubo com varinha e em caneta.

Os corretivos em caneta são mais indicados para serem usados como iluminadores,  pois possuem em suas formulações substâncias que proporcionam iluminação, refletindo a luz.

    
    
 

3 - SÓLIDO

- BASTÃO - Tem uma textura mais seca, tem uma cobertura que vai de leve a média. É indicado para a pele normal e oleosa.

    
 

4 - MOUSSE - possui uma consistência airada, proporciona uma cobertura de leve a média e permite contruir camadas. Hidrata bastante a pele, por isso é mais indicado para pele seca ou normal.

     

- PÓ - tem uma textura sedosa. A cobertura é leve. Mais indicado para ser usado por cima do corretivo líquido, principalmente para as pessoas com pele oleosa.

    
 
 

 ACESSÓRIOS

O corretivo pode ser aplicado com um pincel, espoja de silicone ou pincel esponja e com o dedo. O pincel mais adequado é o de cerdas achatadas e pequenas. Particularmente eu prefiro o dedo. 

        

                       

Para os corretivos em forma de bastão é mais indicado usar apenas o
dedo.

 

ONDE E COMO APLICAR O CORRETIVO TRADICIONAL

- OLHEIRAS.

A área delineada para o corretivo é a região logo abaixo dos olhos. Com um dos instrumentos escolhido, aplique o corretivo nas olheiras espalhando por toda área determinada, dando batidinhas leves e repetidas para uniformizar o produto. Aplique também nos cantos internos e externos dos olhos

Na  imagem abaixo está ilustrada com linhas pontilhas a área da olheira onde se aplica o corretivo.

     
 

A imagem mostra como aplicar o corretivo com o pincel.

    

Nas minhas fotos abaixo, o lado esquerdo do meu rosto já está com primer, corretivo e base. E o direito apenas com primer. A área contornada de rosa é onde vou passar o corretivo. A última foto os dois lados estão maquiados.

        

                                1                      2                         3

          
                    

                                4                        5                         6

        

                                7                         8            

       

 -  PEQUENAS MANCHAS 

No caso de pequenas manchas ou espinhas, aplique o corretivo em cada uma das manchas ou espinhas, separadamente, como mostra as linhas pontilhadas de rosa na figura abaixo.

        

 

- ILUMINAÇÃO 

Aplique o corretivo, neste caso liquido e de preferência caneta iluminadora, por cima da base dando pequenas batidinhas, na área delimitada. Usando o corretivo caneta, na região abaixos dos olhos (área da olheira), aplique outro corretivo tradicional por baixo e, por cima, aplique o corretivo em caneta, pois desta forma terá uma melhor cobertura.

As duas imagens abaixo já estão iluminadas, as linhas pontilhadas de rosa, demercam onde se deve aplicar o corretivo. A iluminação é uma opção, que deixa a maquiagem mais bonita e a pele com um frescor saudável.  A principal área para ser iluminada está representada abaixo na forma de triângulo, logo abaixo dos olhos. O nariz, o queixo e a testa são opcionais.

             

Contudo, se você possui uma bochecha muito cheia, um nariz e um queixo muito finos, e uma testa pretuberante evite iluminar essas áreas, para evitar realçar essas características.

 
 

CORRETIVOS COLORIDOS

Em caso de olheiras mais intensas, manchas como rosácea ou xantellasma, onde o corretivo tradicional junto com a base não conseguiu disfarçar por completo, pode-se usar o corretivo colorido, antes do corretivo tradiconal ou da base.

Os corretivos coloridos estão disponíveis nas cores branca, vermelha, rosa, azul, verde, lilás, amarelo. coral ou laranja claro, laranja e marrom. Para saber qual a cor usar, é necessário recorrer ao ciclo de cores. A s cores opostas se neutralizam.

                            
 
CORRETIVO LILÁS

Para manchas amarelas

CORRETIVO AZUL

Para manchas alaranjadas

CORRETIVO VERDE

Para manchas avermelhas

CORRETIVO AMARELO

Para manchas arroxeadas

CORRETIVO CORAL OU LARANJA CLARO

Para manchas azuladas mais escuras      

CORRETIVO LARANJA

Para manchas azuladas

CORRETIVO ROSA

Para manchas verde-amareladas,

CORRETIVO VERMELHO

Para manchas esverdeadas

CORRETIVO MARROM

Para fazer contorno

CORRETIVO BRANCO

Para usar nas pálpebras, como base de sombra.

    

Eles estão disponíveis na forma líquida, cremosa e em bastão.

   

    

       
 
 

 ACESSÓRIOS

O corretivo pode ser aplicado com um pincel, espoja de silicone ou pincel esponja e com o dedo. O pincel mais adequado é o de cerdas achatadas e pequenas. Particularmente eu prefiro o dedo. 

        

                       

 

ONDE E COMO APLICAR

- MANCHAS (hematoma, queimadura, rosácea, xantalasma e outras)    

Aplique o corretivo da cor adequada na área da mancha. Se houver mais de uma mancha aplique separadamente. A imagem abaixo é um caso de rosácea. Neste caso delimita-se a area avermelhada (área pontilhada de verde na imagem) e aplica-se o corretivo verde, em seguida aplica-se a base usual.

    
 

-  OLHEIRAS BEM MARCADAS OU MANCHAS NA ÁREA DO OLHO.

Delimite a área a ser corrigida e aplique o corretivo da cor adequada, por cima aplique o corretivo usual.

As figuras abaixo são casos de olheiras arroxeadas, então aplica-se o corretivo amarelo e por cima o corretivo usual. A área na qual deve ser aplicado o corretivo está delimitada pelas linhas pontilhadas em amarelo.

        
 

COMENTÁRIOS

Corretivos

Paloma Waldmann 19/11/2015
Oi, eu tenho vária manchas no rosto e estava pesquisando tipos de corretivos, quando chego a esse texto. Eu não fazia ideia de como aplicar cada tipo de corretivo e não imaginava que existia corretivos coloridos com essa grande variedade de cores.
Eu li todos os textos dessa série é aprendi muito sobre as características do meu rosto, função de cada produto e como aplicá-los. Agora eu posso dizer que sei fazer a minha própria maquiagem.

Corretivo

Juliana Prachades 29/05/2015
Oi Mary, nunca usei corretivo. Só que agora que estou fazendo faculdade e venho dormindo pouco as olheiras começaram a aparecer. adorei o texto tipos de corretivos e como aplicá-lo. vou comprar um corretivo e começar a usar. Achei seu blog muito bom, parabéns.

corretivo

Ana Paula Coelho 20/04/2015
Mary, concordo com você, acho que a maquiagem fica melhor quando o corretivo é aplicado antes. Gostei muito desse seu texto, principalmente a explicação muito bem inilustrada de como passar corretivo no rosto com muitas manchas. Eu sempre passava na região total das manchas e não em cada uma separadamente. Fiz dessa maneira que você ensinou e ficou ótima minha make. Gostei muito do seu blog e dos seus textos. Parabéns

Re:corretivo

Mary Lyrio 04/05/2015
Oi Ana, que bom que você gostou do texto de corretivos. Realmente, quando existem várias manchas no rosto, mesmo que elas estejam próximas,, o corretivo deve ser aplicado em cada uma separadamente, para deixar a pele mais uniforme, quando passar a base. Um abraço.