Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

CONTORNO FACIAL: O QUE É, BREVE HISTÓRIA E COMO APLICAR

18/05/2015 19:27

      

                                                                                 FOTO KEVYN AUCOIN     

  

Dando continuidade à serie, pré-requisitos para a elaboração de uma perfeita maquiagem, eu  irei falar hoje sobre um tema bastante discutido na atualidade: o contorno facial. Click no link: SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM

O contorno é uma técnica de maquiagem que usa tonalidades escuras e claras criando a ilusão de alterar as formas do rosto, como em um truque de mágica. Com essa técnica, um rosto que é redondo não vai de uma hora para outra tornar-se oval, mas é possível criar a ilusão de formas mais definidas que não são características daquele rosto, como uma bochecha levantada. É a mesma coisa de uma pessoa que esteja acima do peso vestir uma roupa preta, ela vai passar a impressão que está mais magra, mas seus quilos continuam os mesmos. Por isso, não é aconselhado usar essa técnica de forma muito marcada para o dia a dia, pois quem olha de perto vai perceber que é maquiagem. Mas para uma fotografia ou filmagem, ela é perfeita.

Antes da sua grande explosão nas mídias sociais, essa técnica era um truque, quase exclusivo, dos maquiadores.

 

BREVE HISTÓRIA DO CONTORNO

Muitas pessoas pensam que o contorno foi criado por maquiadores da atualidade. Contudo, a técnica já existia desde o final do século XIX. O que assistimos hoje é um processo de globalização e popularização da técnica, protagonizada por pessoas que não são profissionais, o que vem potencializando a ocorrência de algumas confusões, distorções e equívocos. Nesse sentido, o primeiro passo para um compreensão completa e correta da técnica, necessariamente, deve ser dado em direção à história, resgatando as contribuições daqueles que são mais lembrados como responsáveis pela criação, aplicação e divulgação do contorno.

 

ERA MAX FACTOR

No final do século XIX, o senhor Max Factor foi o grande responsável pela produção, comercialização e aplicação dos primeiros produtos de maquiagem cinematográfica.  Ele também foi o primeiro a comercializar maquiagem para o publico, lançando uma linha de cosméticos que levava o nome Makeup, nome de sua autoria. Por essa razão, ele é considerado o pai da makeup. 

Como é possível constatar em publcações da época (Hollywood magazine), o  Sr. Maksymilian Faktorowicz já empregava o termo contorno,  e utilizava tecnicas para realçar ou minimizar as bochechas com o uso do blush.

    

                    BEAUTY CALIBRATOR      

                                                                                                                 

ERA DA DINASTIA WESTMORE

A família Westmore despontou como maquiadores cinematográficos já nos últimos anos de vida de Max Factor, tendo dominado Hollywood por muitos anos.

O patriarca George Westmore começou no Metro Pictures em 1917, e seis de seus filhos (Monte, Perc, Ern, Wally, Bud e Frank) trabalharam como maquiadores em quase todos os estúdios de Hollywood, entre estes Selznick International, a Warner Bros, a 20th Century-Fox, a Paramount e a Universal.

Depois de estudarem vários formatos de rosto em Hollywood, eles chegaram à conclusão que o formato oval era o mais perfeito para a maquiagem e usavam a técnica de contorno para deixar os rostos dos artistas o mais próximo possível do oval.

Eles maquiaram o rosto de muitas beldades de Hollywood, entre elas Bette Davis, Elizabeth Taylor, Sandra Dee e Farrah Fawcett. Também, se destacaram na maquiagem artística e de efeitos especiais, entre seus trabalhos icônicos estão: o Corcunda de Notre Dame, O Homem Das Mil Faces e Dr. Jekyll.

 

    O que Bud Westmore considera como certo e errado na apkicação do contornos em alguns dos diferentes formatos de rosto

 
 

ERA KEVYN AUCOIN

Até um pouco depois da metade do século XX, as técnicas de contorno eram muito restritas ao nicho cinematográfico.

Na década de 80 e 90, Kevyn Aucoin globaliza essa técnica maquiando modelos para capas de revistas e celebridades.

Kevyn  nasceu em Louisiana no ano de 1962 e morreu em 2002.

No inicio dos anos 80, ele se mudou para Nova York sem um trabalho formal ou créditos em seu currículo. Depois de um encontro casual com o fotografo da Vogue, seu destino foi selado. Nas décadas de 80 e 90, ele foi o responsável por diversas capas de revistas e por maquiar celebridades como Barbra Streisand, Julia Roberts e outras. Em 1983, a Revlon contrata Kevyn Aucoin, com a idade de 21 anos, como Diretor de Criação para a sua prestigiada linha Ultima II de cosméticos, uma linha inovadora que foi um forte contraponto para cosméticos disponíveis no momento. Era a primeira vez que uma grande companhia lançava uma linha baseada exclusivamente nos tons de pele, pois, até então, a maquiagem era para peles brancas e negras, e com tons rosados. Ele criou os tons amarelados, servindo como inspiração para os produtos de grandes marcas atuais.

Kevyn Aucoin foi conhecido por fazer as técnicas de aplicação de maquiagem acessíveis a todos. E, foi na arte do contorno, que seu trabalho teve maior reconhecimento. Em um de seus livros ele disse: "A face é composta de áreas que se projetam e recuam. Ao jogar com as cores da base, visivelmente ou sutilmente, mais escura ou mais clara do que o seu próprio tom de pele, você pode criar resultados surpreendentes e dramáticos. Um nariz pode ser afinado, uma sobrancelha pode ser levantada, uma bochecha pode ser esculpida”.

Para ele as cores claras projetavam a face e as cores escuras criavam sombras, recuavam as faces.

No auge de sua carreira, uma sessão de maquiagem tinha que ser reservada com meses de antecedência e podia custa US$6.000,00.

Apesar de sua morte prematura em 2002, o legado de Kevyn vive através de suas técnicas testadas e ​​incorporadas até hoje, de seus livros best-sellers e de sua linha de maquiagem.

    

             
 

COMO APLICAR O CONTORNO NOS DIFERENTES FORMATOS DE ROSTO

                    

Assim como os profissionais citados acima, eu também concordo que cada rosto possui formas e características próprias e as técnicas de aplicação da maquiagem têm que ser baseadas em cada uma dessas formas.

Na minha opinião, os dois maiores problemas desses vídeos que explodiram nas mídias sociais, ensinando a fazer o contorno, é usar, na maioria das vezes, uma técnica como única, independente do formato do rosto e aplicar uma quantidade exagerada de produto.

O contorno não é uma regra obrigatória na maquiagem, deve ser usado apenas se a pessoa desejar corrigir alguma imperfeição que a incomode, como um nariz largo ou uma bochecha muito cheia ou para criar a ilusão de rosto moldado. Não é necessário contornar o rosto todo para corrigir uma imperfeição localizada. Para mim, o contorno não deve modificar muito as características do rosto.

O efeito escuro ou sombra do contorno pode ser feito com duas bases, uma do seu tom de pele e outra dois tons mais escuro. Ou com um corretivo creme ou liquido dois tons mais escuro e a base do tom da pele. Neste caso, aplica-se a base ou o corretivo mais escuro onde se deseja criar efeito de profundidade e faz a cobertura com a base do seu tom de pele. Tendo o cuidado de deixar tudo bem uniforme.

Outra forma é usar um pó bronze ou um blush sem brilho dois tons mais escuros e aplicá-los por cima da base na região que deseja criar o efeito de profundidade. Essa técnica é para quem deseja um contorno mais sutil, sendo a minha favorita para usar no dia-a-dia.

O efeito claro ou luz serve para realçar os pontos positivos da face ou para chamar mais a atenção para determinado local, diminuindo a atenção para as regiões que foram sombreadas. Para criar esse efeito de luz você pode usar um iluminador, ou um corretivo ou base dois tons mais claros que seu tom de pele, aplicando qualquer deles por cima da sua base, na região que deseja realçar.

Veja como aplcar o contorno nos diferentes foematos de rostos. 

- QUADRADO

    

Uma característica marcante desse formato de rosto são as formas angulares (traços retilíneos, pouco curvos). Se desejar minimizar essa característica, sombrei as laterais da testa, passando pelas têmporas até próximo ao queixo. Depois faça um sombreamento no osso malar (osso da bochecha) até o início das têmporas, como mostra a ilustração acima.

    

Aplique o iluminador no centro da testa, no osso central do nariz, no sulco entre a boca e o nariz, e no queixo para minimizar a atenção das regiões sombreadas. Aplique também o iluminador na região acima do blush e abaixo do olho.

    

                              ANTES                          DEPOIS  

- DIAMANTE

    

Esse formato de rosto tem as maças salientes e as laterais angulares, ou seja, formam linhas retas. Então se desejar realçar ainda mais as maças e minimizar os ângulos aplique o sombreamento no osso malar passando pelas laterais. Outra característica desse formato é que a testa é estreita e com uma grande altura. Então, para dar uma impressão que a altura é menor, sombrei a borda central da testa.

    

Para chamar menos atenção da área sombreada na testa, ilumine  a região logo acima do nariz e, se desejar, o osso central do nariz.

    

                    ANTES                      DEPOIS


    - CORAÇÃO

    

Esse formato de rosto possui a testa larga, para criar a ilusão que a testa é mais estreita sombrei as laterais. Outra característica é que as laterais do rosto são retas, então sombrei as mesmas passando pelo osso malar. O queixo, nesse formato de rosto, é fino, então evite sombrear.

    

Como a testa é larga evite iluminar. Use o iluminador no queixo para dar a impressão de ser mais largo e, se desejar, no osso central do nariz.

    

                            ANTES                          DEPOIS  

    - OVAL

    

O rosto oval é considerado o mais perfeito para a maquiagem devido ao equilíbrio de suas proporções, tendo apenas a testa um pouco mais larga do que o queixo. Este formato de rosto não necessita muito de contorno, mas se desejar, sombrei as laterais da testa para deixa-la simétrica com o queixo, desça esse contorno pelas têmporas e passe pelo osso malar para dá maior destaque as bochechas.

    

Se desejar, você pode iluminar a região central logo acima do nariz, descer essa iluminação pelo osso central do nariz, passando pelo sulco que fica acima dos lábios e terminar no queixo.

    

                         ANTES               DEPOIS 

- TRIÂNGULO INVERTIDO

    

Esse formato de rosto possui o queixo muito fino e as laterais retas. Devido ao fato do queixo ser bastante fino, a testa dá impressão de ser mais larga, então sombrei as laterais da testa, e desça até o osso malar, passando pelas laterais do rosto. Não aplique sombreamento no queixo para não deixá-lo ainda mais fino.

    

Ilumine o queixo e a área acima da maçã.

    

                ANTES                                  DEPOIS        

- PÊRA

    

Neste formato de rosto a testa é estreita e as laterais do rosto vão se alargando até o maxilar superior. Então, para diminuir um pouco a largura das laterais do rosto aplique sombra até próximo ao maxilar inferior, passando pelo osso malar.

    

Para chamar menos atenção das laterais, ilumine a linha imaginária que vai da parte superior da testa queixo, passando pelo osso central do nariz. Se desejar, ilumine a região acima das bochechas e abaixo dos olhos.

    
        

                    ANTES                            DEPOIS                  

REDONDO

    

Neste formato de rosto, os ângulos são muito pouco definidos e as maçãs das bochechas ficam ocultas devido ao fato do rosto ser muito cheio. Para criar a ilusão que as maças das bochechas são um pouco salientes, sombrei o osso malar, passando pela lateral do rosto e desça um pouco nas proximidades do queixo para minimizar as formas arredondadas.

    

Para chamar menos atenção das formas arredondadas, ilumine a linha imaginaria entre a testa e o queixo.

    

                                  ANTES                             DEPOIS  

- RETANGULAR

    

Esse formato de rosto tem características parecidas com o formato quadrado, mas é mais longo e um pouco mais estreito. Faça sombreamento na lateral da testa, passando pelas têmporas até próximo ao queixo. Depois faça uma sombra no osso malar até o inicio das têmporas, como mostra a ilustração acima.

    

Aplique o iluminador no centro da testa, no osso central do nariz, no sulco entre a boca e o nariz, no queixo, e também, na região acima da bochecha e abaixo dos olhos.

    

                        ANTES                  DEPOIS  

 
 

CONTORNO NOS DIFERENTES TIPOS DE NARIZ

    

- NARIZ LARGO

Para quem tem esse tipo de nariz, o objetivo é deixá-lo mais fino, por isso, sombrei as duas laterais, desde o início das sobrancelhas até as abas. Para criar um maior contraste com a área sombreada, ilumine o osso central do nariz.

- NARIZ FINO

Para esse tipo de nariz o truque é o oposto usado no nariz largo, ou seja, ilumine as laterais desde o inicio das sobrancelhas até as abas e sombrei o osso central do nariz.

- NARIZ COM AS ABAS ABERTAS

É quando o nariz é fino no comprimento, mas possui as abas bem abertas. Para esse tipo de nariz, o truque é sombrear as abas e iluminar as laterais superiores até o inicio das sobrancelhas.

- NARIZ COM A PONTA ARREDONDADA

No comprimento, ele é fino e a ponta é bem arredondada. Para esse tipo de nariz escureça as abas e as laterais do topo do nariz, desde a linha dos olhos até o início da sobrancelha. Depois, ilumine o meio do osso central para dá uma impressão que essa área é maior. 

- NARIZ COM A PONTA CURVADA PARA BAIXO

Esse modelo de nariz possui um centro alto e uma ponta caída. O segredo é iluminar a região entre o inicio das sobrancelhas até a linha do olho.

ILUSTRAÇÕES DE DOIS TIPOS DE NARIZ COM CONTORNO

 
    

                          NARIZ LARGO

    

                                 NARIZ FINO

COMENTÁRIOS

CONTORNO FACIAL

Leila Golffer 22/07/2015
Eu gostei muito deste texto, achei muito bem escrito, mesmo você não tendo falado da Kim, pois eu adoro a técnica de contorno ensinada por ela.

CONTORNO FACIAL

Paola Werbeche 21/07/2015
Eu não conhecia este blog, mas gostei muito. Este texto está ótimo, ainda não li outro igual. Felicidades;

Contorno Facial

Maria Rosa Santana 17/07/2015
Oi Mary, não conhecia ainda seu blog. Não gosto muito de deixar comentários, mas não podia me omitir diante deste texto, pois ele é o melhor que existe na web. Muito, muito, muito completo, você falou de absolutamente tudo e, o mais incrível, que não associou a Kim Kardashian. Amei. Vou acompanhar sempre o seu blog.

Contorno

Ana Beatriz 17/07/2015
Sempre tive muitas dúvidas como fazer o contorno e não achava que o formato do meu rosto combinava com a técnica da Kim ensinada na maioria dos vídeos. Nunca tinha encontrado um texto que falasse de contorno e não fosse a técnica da Kim. Adorei este seu texto, você teve muita personalidade me falar sobre contorno e não associar a Kim.

make

ana souza 26/05/2015
Amei todas informaçoes,estou no inicio da carreira.
E preciso se informaçoes desse nivel.

Re:make

Mary Lyrio 01/06/2015
Oi Ana, me sinto feliz por, de alguma forma, colaborar com esse seu processo de estudo.

CONTORNO FACIAL

Ana Camará. 21/05/2015
Estava procurando sobre técnicas de contorno facial e encontro uma imagem que me traz ao seu blog. Primeiro texto que leio sobre contorno que não fala de Kim Kardashian. Gostei muito de suas técnicas e aprendi bem mais com seus desenho do que com alguns vídeos que assistir. Goste muito do seu blog, sempre que possível vou vim no seu blog.

Re:CONTORNO FACIAL

Mary Lyrio 01/06/2015
Olá Ana, a maquiagem é uma arte antiga e muito rica em conteúdos. Busquei falar só um pouco do assunto, mencionando a contribuição de alguns dos muitos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento dessa arte. Fico feliz em saber que as minhas ilustrações lhe ajudaram a entender como fazer o contorno.

CONTORNO FACIAL

Marta Amoedo 19/05/2015
Oi Mary, não conhecia seu blog, vi a chamada na internet e vim dá uma olhada.
Adorei esse texto de contorno, não imagina tantas técnicas para aplicar o contorno. Achei o blog ótimo. Parabéns.

Re:CONTORNO FACIAL

Mary Lyrio 01/06/2015
Oi Marte, que bom que você gostou do blog, sempre que desejar esteja à vontade para visitar e expor sua opinião
1 | 2 >>