Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

COR E MAKEUP

31/03/2015 17:40

        

O maquiador é um artista, onde a tela é o rosto da pessoa a ser maquiado. Só que ao contrário da tela do pintor, que na grande maioria é plana e branca, o rosto humano tem características diversas, como o formato da estrutura óssea, o tom e a textura da pele. 

Como qualquer artista que trabalha com cores, o maquiador deve compreender os conceitos básicos da teoria da cor, a fim de saber como as cores funcionam em cada pessoa, como uma cor vai influenciar a outra quando juntas, lado a lado ou misturadas.

Nessa postagem, irei ensinar algumas noções básicas de teoria da cor através do estudo do círculo de cores.

O que diferencia o artista da makeup de uma pessoa que aplica maquiagem é a compreensão dessa teoria.

     

Quando falamos de cores é preciso distinguir entre a cor-luz e a cor-pigmento. A cor-luz ou cor-energia é toda cor formada pela emissão direta de luz, é aquela encontrada em uma radiação luminosa visível, com um determinado comprimento de onda. Como, por exemplo, as diferentes nuances de cores vistas no céu num dia de sol. Esta variação é explicada pelas diversas posições do sol durante o dia, fazendo com que determinado raio de luz, com comprimento de onda especifico, se desloque um pouco diferente dos demais, predominando e alterando a cor do céu momentaneamente.

Já a cor-pigmento é a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe.

Durante o dia, as cores-pigmento não variam nem com o passar do tempo, nem com a posição da fonte de luz

    

Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor. Essas duas "cores" não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor. 

Características

Todas as cores apresentam três características: matiz, tom e intensidade.

Matiz - É a característica que define e distingue uma cor. Azul, vermelho e amarelo são matizes. Quando misturamos, azul e amarelo, criamos outro matiz: verde. Em resumo, as cores primárias são matizes, assim como as secundárias e terciárias. A mistura de matizes dá origem a outro matiz.

Tom- Refere-se à maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Ao adicionarmos preto a um matiz, ele fica gradualmente mais escuro, diminuindo a intensidade de luz. Essa graduação é conhecida como escala tonal. Acrescentando branco a um matiz, obtemos escala tonal mais clara com maior intensidade de luz.

Intensidade - Tem a ver com o brilho da cor. Um matiz de intensidade alta é vívida, brilhante, como o amarelo. Um matiz de intensidade baixa é mais apagada, como as cores pastéis.

As cores podem ser classificadas em:

1 - Primárias, secundárias, terciárias.

    

CORES PRIMÁRIAS - Elas são as cores puras, que não se decompõem. Juntas formam todas as outras cores. Tanto no grupo da cor luz como da cor pigmento existem as cores primárias

No grupo cor luz o sistema  é RGB, formado pelo vermelho, verde e azul (red, green e blue).

    

No grupo da cor pigmento existem dois sistemas:

RYB – Vermelho, amarelo e azul (red, yellow and blue).  Esse sistema é mais indicado para ser aplicado na makeup.

     

CMYK – Ciano, magneto, amarelo e preto (cyan, magnet, yellow and black). Sistema mais usado na publicidade.

        

Para as demais classificações vamos no basear no sistema RYB

CORES SECUNDÁRIAS - São formadas pele junção de duas cores primárias:

azul + amarelo = verde,vermelho +  azul = violeta e amarelo + vermelho = laranja

                          

CORES TERCIÁRIAS – São formadas pela junção de uma cor primária com uma secundária. São as outras seis cores do círculo.

                        

Azul +`verde = azul verde ou azul piscina.

Verde + amarelo = verde amarelo ou verde cana.

Amarelo + laranja = amarelo alaranjado ou amarelo ouro.

Laranja + vermelho = vermelho laranja.

Vermelho + violeta = vermelho violeta ou rosa escuro.

violeta + azull = azul violeta ou roxo.

2 - QUENTES OU FRIAS:

           

CORES QUENTES - As cores quentes são brilhantes, apaixonantes e enérgicas. São associadas ao fogo e ao Sol. São o vermelho, o laranja e o amarelo, e as variações dessas três cores.

         

Na makeup, o vermelho pode ser quente ou frio a depender da cor secundária que o originou. O vermelho arroxeado é frio e o vermelho puro e o vermelho alaranjado são quentes. O mesmo acontece com o verde, o verde amarelado é quente e o verde puro é frio.

           

CORES FRIAS - Transmitem uma sensação de calma e são associadas a água e ao gelo. São a violeta, o azul e o verde.

                

3 - ANÁLOGAS E COMPLEMENTARES

CORES ANÁLOGAS – No circulo das cores, as análogas são as cores que estão juntas.    

CORES COMPLEMENTARES – No circulo das cores são as opostas.

                   
 

COMBINAÇÃO DE CORES NA MAKEUP

             

Na maquiagem todas as cores são permitidas para todas as pessoas, sejam elas jovens adultas ou maduras. Entretanto, é necessário respeitar alguns critérios, tais como:    

1º - Se auto-conhecer e não querer brigar com sua personalidade. Como por exemplo, não é qualquer mulher que veste um longo vermelho com costa nua e um super decote nos seios e não fica vulgar. Essa mulher tem uma personalidade forte e está segura e confiante de que o vestido está perfeito nela. Mesmo que tenha um super corpo, sem ter segurança no que está vestindo o resultado será desastroso. Assim é na maquiagem, se você não se sente segura para usar uma sombra vermelha ou um laranja forte, não use,

2º - Saber combinar harmonicamente as cores entre si e com o tom da sua pele. 

3º - A maquiagem é um ato de comunicação social, mesmo inconscientemente, sempre estamos transmitindo informações que vão muito além do resultado belo / feio. Em especial, as cores condençam forte carga valorativa alimentadas pelos sistemas de crença de cada povo. Aqui, o segredo é adquirir plena consciência destes significados para sermos fidedignos e coerentes quando quisermos compor uma personagem ou reforçar sem ambiguidades um dado e específico valor social.

Igualmente, para criticar ou transcender os valores e as ideias estabelecidas, na busca de uma liberdade artística plena, além de atitude e talento, conhecimento é fundamental, sob pena da manifestação artistica ser tomada por simples ignorancia  ou vulgar ofensa.

Se a maquiagem esta toda rosa no olho e na boca, e colocamos um blush rosa, isso dará uma informação de romantismo. Mas, se o blush for laranja, quebrará toda harmonia dessa maquiagem e não transmitirá nenhuma informação e ficará sem sentido de ser.

4º - Saber em qual local usar determinada maquiagem. Tanto de dia quanto de noite é permitido abusar das cores, só que com bom senso. No trabalho deve-se usar uma makeup adequada ao ambiente do seu trabalho. Se você trabalha em um hospital, uma maquiagem com cores mais pasteis é mais adequada. Mas se é uma paisagista saber combinar as cores faz parte de sua profissão, então use e ouse com as cores. E assim por diante.

 

ALGUNS TIPOS DE COMBINAÇÕES:

- COMBINAÇÕES COM CORES MONOCROMÁTICAS:

É quando usamos uma única cor com suas variações de tonalidades. Se optar por esse tipo de combinação, use os tons fortes como principal e os suaves para os detalhes. Apesar de usar uma única cor, se você acerta nas tonalidades a maquiagem fica muito bonita.

    

    LOOK TODO ROSA.

 

LOOKS TODO LARANJA.

 LOOKS TODO ROXO.

 

LOOKS TODO VERMELHO.

- COMBINAÇÕES COM CORES ANÁLOGAS.

Escolha uma cor no circulo de cores, a vizinha da direita e a vizinha da esquerda são as análogas dessa cor. Dessa forma, você pode escolher duas ou mais cores e usar a criatividade para montar o look.

O VERMELHO DA BOCA E O LARANJA DA PARTE SUPERIOR DOS OLHOS SÃO CORES ANÁLOGAS AO VERMELHO-LARANJA DA PARTE INFERIOR DOS OLHOS.

AS CORES VIOLETA E ROXA SÃO ANÁLOGAS ENTRE SI.

O ROSA DA BOCA E O ROXO DA PARTE INFERIOR DOS OLHOS SÃO ANÁLOGAS AO VIOLETA DA PARTE SUPERIOR DOS OLHOS.

 

O ROXO E AZUL SÃO ANÁLOGAS UMA DA OUTRA. NESTE LOOK PODE-SE USAR UM BATOM ROXO MANTANDO AS CORES ANÁLOGAS OU VERMELHO CRIANDO UMA COMBINAÇÃO CORRESPONDENTE COM O VERDE DA IRIS DOS OLHOS.

NESSA MINHA MAKEUP AS CORES DA SOMBRAS SÃO ANÁLOGAS, JÁ O BATOM E O VERDE DA IRIS DOS MEUS OLHOS SÃO COMPLEMENTARES.

- COMBINAÇÕES COM CORES COMPLEMENTARES.

É o que ocorre quando escolhemos cores que estão em lados opostos do círculo. Se a pessoa tem olhos azuis deve usar sombras amarelo ouro, pois realçara mais o azul dos olhos. Se tem olhos verdes, deve usar sombras vermelhas. A mesma teoria pode ser aplicada para a escolha da cor do batom. Se usar uma sombra verde pode colocar o batom vermelho. Mas é possível também escolher duas ou mais cores complementares ou duas cores complementares com duas cores análogas. Ai vai da criatividade de cada um.

NO CÍCULO DAS CORES O LARANJA É COMPLEMENTAR AO AZUL E VICE-VERSA. NESTE LOOK É CONSELHADO USAR UM BATOM LARANJA.

O VERDE É COMPLEMENTAR AO VERMELHO E VICE-VERSA.

O AZUL DA SOMBRA É COMPLEMENTAR AO LARANJA DOS LÁBIOS E ANÁLOGO AO VERDE DA IRIS DOS OLHOS.

- COMBINAÇÕES EM TRÍADE.

        

Acontecem quando optamos por 3 cores que estão equidistantes no circulo de cores, criando um mix de cores vibrantes como vermelho, amarelo ouro e verde. Mas escolha uma cor para ser a dominante e procure deixar as outras para os detalhes.

O ROSA, AMARELO LARANJA E AZUL PISCINA ESTÃO EQUIDISTANTES NO CÍRCULO DE CORES.

 

Essas são as regras, mas toda regra permite exceção, então estimule sua criatividade e crie seu própria regra, mas tenha bom senso e respeite a harmonia entre as cores e a mensagem que você quer transmitir.

COMENTÁRIOS

cores

Deisi 20/01/2017
parabéns texto completo!!!

gui

gu 06/04/2016
oi

gui

calp 06/04/2016
665565666

CORES NA MAQUIAGEM

Paula Beltrão 17/07/2015
Olá Mary, estava buscando no google texto sobre combinações de cores na maquiagem, ai eu encontro o seu blog. Antes de chegar ao seu blog, já tinha lido vários textos nacionais e internacionais, e eu achei seu o melhor e muito completo. Não conhecia este blog, mas gostei muito. Vou vim visitar sempre, mas não irei comentar sempre, pois não tenho este hábito.

cores e maquiagem

Stéfani Musaffi 02/07/2015
Oi Mary, eu sempre tive dificuldades de combinar sombras com batom, por isso nunca usava sombras coloridas. Amei esse seu texto, finalmente vou poder usar sombras coloridas, mas com esse seu texto aprendi várias formas. Obrigada pelo texto.

Cor e makeup

Juliana Franco 02/07/2015
Oi Mary, eu sou apaixonada por cores, mas sempre tive muita dificuldade de combiná-la de forma harmônica. De todos os texto de cores relacionadas a maquiagem que eu já li, este seu é o melhor. Achei muito interessante a combinação em tríade. Sucesso com o blog.

cores e maquiagem

Rose Maria Gusmão 29/05/2015
Sempre quis entender como utilizar cores na maquiagem, pois acho bonito maquiagem colorida. Já tinha lido alguns texto, mas nenhum explicou tão bem quanto o seu, como combinar as cores. Era obrigada usar uma maquiagem pastel porque não sabia misturar as cores.
Gostei muito de todo o blog e fiquei admirada pela quantidade de comentários internacionais que você possui. Traduzir alguns, e todos elogiam seu trabalho. Isso é positivo, pois traz segurança para quem não entende nada de maquiagem confiar nas suas explicações. Parabéns.

COR NA MAKEUP E MAQUIAGEM MASCULINA.

MAQUIADOR 13/04/2015
Mary, sou maquiador em São Paulo e o Fábio da Nyx me falou para eu dar uma olhada em seu blog, porque tinha uma publicação ótima de cores e maquiagem. Quando entro em sua pagina me deparo com um blog muito bem estruturado, e com alguns com versão na língua inglesa. E um texto sobre maquiagem masculino muito bem escrito e com excelentes exemplificações. Já tenho vários anos nessa profissão, leio muito e também escrevo sobre maquiagem, mas esses textos seus sobre maquiagem masculina e cores na makeup estão esplendidos, parabéns. Sempre que possível vou acompanhar seu blog.

Re:COR NA MAKEUP E MAQUIAGEM MASCULINA.

Mary Lyrio 04/05/2015
Senhor maquiador, sua palavras são um grande incentivo para eu dá seguimento ao blog. Sei que muitos são os motivos que impedem as pessoas se identificarem na área de comentários, Fique a vontade para retornar e deixar as suas opiniões há qualquer momento. Acaso sinta necessidade de um contato mais reservado encaminhe uma mensagem por contate-nos