Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

CAPITAIS BRASILEIRAS PARTE I: SALVADOR E CURITIBA

02/02/2015 23:30

1 –SALVADOR

     Como é do conhecimento de todos, Salvador é uma cidade turística com muitas praias e vários atrativos para todos os gostos.

    A capital da Bahia é uma cidade litorânea dividida em duas partes: cidade baixa e cidade alta. E o que não falta na cidade toda são atrativos para surpreender o turista, desde os históricos, religiosos, assim como muito folia e gastronomia.

    Entretanto, como na maioria das cidades turísticas, Salvador não é uma cidade barata. E, infelizmente, tem um grande índice de violência urbana. Mas é possível desfrutar de alguns atrativos da cidade sem gastar muito e sem ser vítima da violência. Uma dica primordial para os turistas em Salvador é tentar se comportar como a população local e não como um típico turista em férias.

    O que eu considero interessante para um turista conhecer em Salvador:

    - Solar do União

    Um bonito complexo arquitetônico que abriga o Museu de Artes Moderna da Bahia, às margens da Baia de Todos os Santos;    

    - Igreja do Bonfim

    Na minha opinião não é a mais bonita das mais de 365 igrejas que existem em Salvador, mas com certeza a mais famosa, onde todos os anos ocorre a tradicional festa profano-religiosa, a "Lavagem do Bonfim”. Essa festa é constituída pela celebração religiosa dentro da igreja e pela parte profana que se caracteriza pela lavagem das escadarias da igreja pelas baianas animadas por blocos de afoxé.

    - Elevador Lacerda

    O meio de transporte mais famoso para ligar a cidade alta à baixa;            

    - Linha Verde

    É o trecho do litoral norte, composto por belas praias e resorts, que vai desde a Praia do Forte até a fronteira litorânea da Bahia com Sergipe;    

    - Praia da Barra

    Essa está para Salvador assim como a de Copacabana está para o Rio de Janeiro. Sua extensão de praia vai do Farol da Barra ao Cristo.

    - Rio Vermelho

    Para quem gosta de boemia este é o local, muito famoso também pelas baianas de acarajé. Falando nisso, esse é o quitute mais famoso da Bahia.

    Por fim, a festa mais famosa de Salvador, entre todas que ocorrem durante todo o ano, é o carnaval. Onde milhares de pessoas se reúnem em dois circuitos, o Campo Grande e o Barra–Ondina para curtir uma centena de trios elétricos puxados pelos cantores de axé e blocos afros.

    2 – CURITIBA

    Apesar de Curitiba não ser a minha cidade natal, quem me conhece sabe o quanto eu me sinto curitibana, desde muito nova, antes mesmo de conhecê-la. E, depois de uma viagem com meu esposo em Dezembro de 2011, por toda a região sul, minha paixão aflorou mais ainda pela cidade. No ano seguinte, por várias razões, tive mais algumas vezes na cidade, então, em outubro deste mesmo ano, me mudei e aqui estou há quase três anos. E posso afirmar que é aqui que eu quero ficar.

    A bela capital do Paraná, além dos vários atrativos turísticos que oferece, possui características no que diz respeito a qualidade de vida que a difere das demais capitais. Entre elas posso citar a qualidade do ar respirável na cidade, em virtude da grande quantidade de áreas verdes, o que lhe confere o título de cidade ecológica. Outra característica, que para mim tem grande relevância, é o fato da cidade ser bastante segura, para os padrões de uma capital, e mesmo para aqueles que vivem no centro antigo ou nas áreas mais afastadas. Além disso, Curitiba tem um dos transportes públicos mais eficiente do País. E os demais serviços públicos aqui também são bem estruturados e costumam funcionar.

    Agora falando dos pontos turísticos, os que eu mais gosto na cidade são:

    - Jardim Botânico

    Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Dentro da estufa há um jardim francês com seus canteiros geométricos. A entrada é gratuita.

    - Santa Felicidade

     Bairro formado por imigrantes italianos e principal eixo gastronômico da cidade. Nele há o restaurante mais famoso da cidade, o Madalosso, que também é o maior restaurante italiano do mundo.

    - Parque Tanguá

    Na minha opinião e, entre os que eu conheço, é o parque mais bonito da cidade. Conta com um mirante com 65 metros de altura, cascata, lagos, ciclovia, ponte, churrasqueira e um jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água.

    - Calçadão da XV de novembro

    Localizado no centro da cidade, fica entre duas praças a General Osório e a Santos Andrade. É onde se concentra o comércio popular da cidade, com todos os tipos de lojas, bares, restaurantes e confeitarias. Para mim é um shopping a céu aberto e muito gostoso de passear.

    - Centro Cívico

    É um bairro onde fica a sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba.

    - Passeio de trem pela Serra do Mar

    Um lindo passeio de trem pela Serra do Mar, ligando Curitiba a Morretes e Paranagua.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário encontrado.