Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

ERROS DE MAQUIAGEM

26/05/2015 14:12

          

    Todos somos passíveis a cometer erros. Às vezes ele é fruto da nossa falta de conhecimento ou de negligência, outras vezes, é o preço que devemos pagar na busca incessante da perfeição.

    Deixando de lado essa discussão sobre o seu valor, nesta postagem, eu buscarei listar alguns dos erros mais comentados na internet que afetam as celebridades, e outros erros que, particularmente, considero relevantes, e nos darão a possibilidade de enriquecer o nosso conhecimento sobre maquiagem.

 

PINCEL ERRADO

       
 

    Cada pincel é desenvolvido para um determinado uso na maquiagem, tendo formas, materiais e texturas adequadas para cada produto e região especifica do rosto. Então desrespeitar essas informações ocasionam problemas no aspecto geral da maquiagem.

 

USAR PRODUTOS COM TEXTURAS INADEQUADAS PARA SEU TIPO DE PELE.

         
 

    As pessoas que têm pele seca, oleosa ou mista devem usar produtos com texturas adequadas às características de sua pele. Por exemplo, pessoas com pele muito oleosa não deve usar base cremosa.

PELE MUITO SECA OU COM EXCESSO DE OLEOSIDADE

   
 

    É fundamental cuidar da pele antes da aplicação da maquiagem. Quem tem a pele muito seca deve hidratá-la e quem tem a pele muito oleosa deve fazer a limpeza adequada.

 
SOMBRAS COM COMBINAÇÕES DE CORES NÃO HARMONICAS
    

            Sombras laranja e roxa não combinam.   

    

      As sombras verde e roxa não combinam. Alé disso, cor do olho muito pigmentado interfere na combinação.

 

    É aconselhável que, nas combinações de duas ou mais cores, a escolha siga as indicações do círculo de cores. Para saber sobre cores na maquiagem click no link: COR E MAKEUP

 

NÃO COMBINAR O BLUSH COM O BATOM

    

       O blush laranja cobre não combinou com batom rosa. 

 

   Todas as cores são permitidas na maquiagem, mas deve-se respeitar a harmonia entre elas.

    O blush tem que ser da mesma cor que o batom, podendo alterar os tons. E na minha opinião, essa combinação não pode fugir a regra. Você pode até não usar os dois itens na maquiagem, mas usando deve respeitar este conceito, pois se tem algo que fica muito estranho na maquiagem é usar batom e blush de cores diferentes.

 

BATOM VERMELHO BORRADO OU MAL APLICADO

    

         O batom está levemente borrado no canto do lábio inferior.  

 

    O batom vermelho é muito bonito e combina com todos os tons de pele. Porém, exige uma aplicação perfeita e uma constante manutenção, pois qualquer pequena falha fica muito evidenciada.

 

 - ESCOLHA ERRADA DO SUBTOM DA BASE 

    

      A pele tem um subtom rosado e a base tem um subtom amarelado, o que levou a esse contrate de cores na pele.  

 

    A base tem que ser do mesmo subtom da pele e de um tom adequado à cor da pele. Durante o ano, a depender da estação, o tom da pele pode variar. Consequentemente, o tom da base também vai alterar, podendo ser um tom abaixo ou um tom acima da sua cor. Mas, o subtom da pele nunca se altera.

    Consequentemente o subtom da sua base nunca deve ser alterado.

 

APLICAÇÃO  INADEQUADA DO PÓ TRANSLUCIDO OU EXCESSO DE FLASH 

    

 Excesso de pó translúcido associado a incidência de luz.

 

    Esse é o erro mais freqüente na maquiagem.

    O pó translúcido é a versão repaginada do antigo pó de arroz. Antes de comentar sobre esse erro, vou falar brevemente do pó de arroz.

 

BREVE HISTÓRIA DO PÓ DE ARROZ

              
                               
                   

    O pó de arroz é um amido refinado obtido a partir do grão de arroz, conhecido cientificamente como oryza sativa.

                        

    O arroz tem sido utilizado como um tratamento de beleza natural por milhares de anos, para aliviar a inflamação associada com doenças de pele e para a limpeza e amaciamento da pele.

    Desde o século XVI, ele vem sendo usado pelas gueixas japonesas na maquiagem, porque pele branca sempre foi sinônimo de riqueza no Japão.

          

    Na Indonésia as mulheres embebiam o arroz na água até formar uma camada superior de espuma branca. Elas retiravam essa espuma e deixavam desidratar para forma o pó que era utilizado para a maquiagem e tratamento da pele.

    A água do arroz é considerada um emoliente natural para retardar o envelhecimento da pele.

    Atualmente o amido do arroz (oryza sativa) ainda é usado como uma das matérias-prima na fabricação de alguns pós de maquiagem, como o translúcido.

 

PÓ TRANSLUCIDO – ELE É UM VILÃO OU ALIADO NA MAQUIAGEM?

         
                   
 

    O pó translúcido é um pó muito fino que tem uma textura sedosa e pode ser encontrado na forma de pó compacto ou pó solto, não adicionando cor à maquiagem, mesmo quando o produto apresenta coloração.

    Este produto possui em sua composição uma substância denominada sílica que ajuda no controle da oleosidade e reflete a luz desfocando algumas imperfeições. Contudo, se uma luz muito forte, como a do flash, incidir sobre ele, o local ficará branco.

    Algumas celebridades são vítimas do flash, e consequentemente, sua maquiagem é apontada como errada. Mas nenhuma pessoa sai de casa com o rosto visivelmente manchado de pó, mesmo porque,  muitas vezes, são maquiadas por profissionais. O que acontece é que essas pessoas são fotografadas ao mesmo tempo por várias câmeras com flash, o que provoca uma hiper iluminação em seu rosto, deixando branco o local no qual foi aplicado o pó translúcido ou qualquer outro produto que reflita a luz. Mas nem sempre a culpa é do flash, as vezes a pessoa não espalha bem o produto ou o coloca em excesso, fazendo com que qualquer pequena luz que incida reflita branco (maquiagem com SPF)

    O produto é comercializado na versão branca, a qual não possui pigmentos e nas versões bege e rosada.

    Algumas pessoas de pele negra, devido algumas características da própria pele, não absorvem por completo o produto quando na cor branca, ficando com a pele cinza. Nesse caso é aconselhável usar o bege ou o rosado.

      

               FLASH
   

    

       PRODUTO EXCESSIVO E MAL ESFUMAÇADO

 
 

MAS PARA QUE SERVE O PÓ TRANSLÚCIDO?

A principal função dele é dar o acabamento final da maquiagem, sendo também conhecido como pó finalizador. Ele segura a oleosidade da pele, diminui o brilho, fixa a maquiagem por mais tempo, ameniza a aparência dos poros e disfarça a linhas finas.

COMO USÁ-LO

Ele deve ser aplicado para finalizar a maquiagem. A quantidade deve ser pequena e pode ser usado no rosto todo ou apenas na zona T. Os pinceis mais adequados são o duo fiber que ao mesmo tempo que aplica  também esfumaça e o pincel leque que aplica e limpa ao mesmo tempo.

    

Para saber qual o tom e subtom da sua pele e da base que você deve usar click no link: TOM E SUBTOM DA PELE 

COMENTÁRIOS

ERROS DE MAQUIAGEM

Juliana Braga 07/07/2015
Mary, cheguei ao blog procurando como usar o pó translúcido. Gostei muito desse texto. O erro do pó translúcido é muito comum, mas o do subtom da base e o do batom ainda não conhecia. também não sabia que o pó translúcido é a versão moderna do pó de arroz. Lhe dou a sugestão de você fazer look do que é certo e errado na maquiagem. Um abraço.

ERROS DE MAQUIAGEM

Fátima Brandão 02/07/2015
Oi Mary, sempre vejo na internet os textos sobre erros de maquiagem para eu não cometê-los. Seu texto está muito interessante, você abordou tema que muitas vezes não percebemos, o da base eu não imaginava que era o subtom. Um Abraço.

ERROS DE MAQUIAGEM

Carolina Mascarenhas 11/06/2015
Oi Mary, estava procurando como usar o pó translúcido no google imagem e entro em seu blog. Gostei muito desse texto sobre os erros de maquiagem. Não sabia que a cor da pele tem subcor e que a base tem que ser do mesmo subtom da pele. Acho que é por isso que sempre que uso minha base, ela é da mesma cor da minha pele, mas com uma tonalidade amarelada no rosto. Li o texto de subtom e descobrir que minha pele é neutra, pois mistura um pouco de rosa com amarelo. Gostei muito do seu blog.