Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

TIPOS DE ESPONJAS DE MAQUIAGEM E COMO HIGIENIZÁ-LAS

17/02/2016 13:28

Assim como os pincéis, as esponjas são acessórios para aplicação da maquiagem. Mas, assim como é fundamental saber escolher o pincel mais adequado para determinado produto e determinada área do rosto, é também fundamental saber escolher a esponja.

Hoje no mercado existem esponjas de maquiagem com materiais, formatos e tamanhos diferentes, e cada uma tem função específica para aplicação dos produtos, dando assim um melhor acabamento à makeup.

Você deve sempre aplicar os produtos dando leves batidinhas com a esponja, jamais aplicar arrastando-as. No caso de produtos líquidos, depois de aplicar com a esponja, dê leves batidinhas com o dedo para uniformizar. 

 

TIPOS DE ESPONJAS 

- ESPONJAS DE ESPUMA 

 

 

Possuem vários formatos e a espessura varia de fina a grossa. São excelentes para aplicar produtos secos, como os pós. 

Elas não são apropriadas para produtos líquidos ou cremosos, porque absorvem uma grande quantidade de produto.

Uma esponja de espuma de qualidade deve possuir uma textura macia.

Algumas esponjas de maquiagem vêm na embalagem do próprio produto, mas nem todas possuem uma qualidade adequada. 

Mesmo não sendo a indicação mais correta, se a esponja for usada com produto líquido ou cremoso, umedeça antes de usá-la.

- ESPONJA DE CAMURÇA 

  

Podem ser redondas, ovais, quadradas e retangulares. São adequadas para aplicação de pó compacto e normalmente vem junto com o produto. Elas possuem uma fita de seda na parte externa como braçadeira para os dedos.

 

- ESPONJA DE PELÚCIA OU POWDER PUFF 

 

São bem fofinhas, delicadas e possuem vários formatos e algumas vêm em lindas embalagens. Antigamente era usada apenas para aplicar o pó facial, mas hoje não é mais tão adequada para essa função, pois podem carregar muito na quantidade de pó. Ela é adequada para retirar o excesso da maquiagem.

 

- ESPONJA DE LATEX 

Podem ser redondas, quadradas, em forma de cunha (ou pizza) e em forma de gota. A espessura varia de fina a grossa. É ideal para ser usada com produto líquido, cremoso e mousse, pois absorvem pouca quantidade.

Podem ser usadas secas ou umedecidas. 

 

- ESPONJAS DE ALTA PERFORMANCE, 360º OU EGG ESPONJA

Elas são a grande febre do mercado atualmente. A primeira esponja de alta performance foi da marca Beauty Blender, o famoso “ovo cor de rosa”. Muitas pessoas confundem o nome da marca com o formato do produto e denominam todas essas esponjas de Beauty Blender. Hoje, já existem vários modelos de diferentes marcas dessas egg esponjas ou esponjas 360º. Essas esponjas são as queridinhas porque possuem um aproveitamento total do seu formato. A extremidade menor é ideal para as áreas menores do rosto, como os cantos dos olhos e nariz e a parte mais larga é ideal para as áreas grandes do rosto. Podem ser usadas úmidas ou secas, sendo adequadas para qualquer consistência de produto, apesar de serem melhor aproveitadas quando o produto é líquido ou cremoso.

- HIGIENIZAÇÃO DAS ESPONJAS

Podem ser lavadas com shampoo neutro ou sabonete líquido neutro.

Com exceção da esponja de pelúcia, todas as demais esponjas são lavadas da mesma forma. 

Não se deve aplicar produtos de lavagem de roupa, pois a pele do rosto é mais sensível que o restante da pele do corpo, e esses produtos podem causar alergias ou irritações. Além disso, esses produtos podem danificar as esponjas. Outro produto que não pode ser utilizado, pois danificam o material da esponja é o álcool puro.

As esponjas utilizadas para aplicar pó, sendo usadas diariamente, devem ser lavadas uma vez por semana. Se o uso for ocasional a lavagem pode ser quinzenal.

As esponjas utilizadas diariamente para produtos líquidos ou cremosos, devem ser lavadas, diariamente, ou no máximo em dias alternados. 

Se o uso for esporádico pode ser lavada semanalmente. 

O acumulo de produto compromete o acabamento da maquiagem, e pode levar a contaminação de bactérias que podem causar dermatites de pele.

Escolhendo o produto a ser utilizado na lavagem, molhe a esponja completamente em água corrente. Depois aplique uma pequena quantidade do produto e em seguida, massagei a esponja com os dedos e pressione suavemente até sair todo o produto. Enxágüe bem, e repita até não sair mais sujeira. Aperte para eliminar o excesso de água e deixe secar sobre uma toalha limpa e em um local arejado. Vá alternando o lado da esponja e a posição da toalha para secar totalmente.

Jamais esfregue a esponja, pois isso deixará áspera e diminuirá muito a vida útil.

Se a esponja estiver muito suja, deixe de molho em água morna (não quente) com o produto utilizado para lavar e vá sempre massageando com os dedos para soltar toda sujeira. Depois exague em água corrente e aperte para sair o líquido, sem torcer, e deixe em cima de uma toalha limpa e em um lugar arejado para secar. Vá sempre mudando o lado da esponja e a posição da toalha. 

No caso da esponja de pelúcia, se usada diariamente, ela deve ser lavada quinzenalmente, com sabonete líquido ou shampoo em água corrente. Não aperte a esponja, apenas sacuda-a para sair todo excesso de água e deixe secar da mesma forma que as demais.

Mesmo fazendo a higienização correta das esponjas, elas possuem uma vida útil. As de camurça devem ser trocadas a cada mês se o uso for constante; as de espuma, a cada dois meses, as de latex a cada 3 a 4 meses. Apenas as esponjas de pelúccia possui uma vida útil maior, dependo dos cuidados, elas podem durar até mais de um ano. 

 
 

TEXTO RELACIONADO:

SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM