Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

FOZ DO IGUAÇU

08/07/2015 22:30

 

   

    É a 3ª cidade brasileira mais visitada por estrangeiros. Está localizado no oeste do Estado do Paraná. Ela faz fronteira com Ciudad del Este- Paraguai e Puerto Iguazú – Argentina, recebendo o nome de Cidade da Tríplice Fronteira.

    A cidade possui cerca de 300 mil habitantes. A principal fonte de renda é o turismo, seguida por comércio e serviços.

    O clima de Foz do Iguaçu é subtropical úmido. O período mais quente vai de novembro a fevereiro, quando a temperatura máxima ultrapassa os 30ºC. O frio restringe-se aos meses de junho, julho e agosto, quando a média da temperatura é 12ºC. Julho e agosto são os meses menos chuvosos. Em outubro, historicamente as chuvas são mais intensas. No restante do ano, os índices pluviométricos permanecem estáveis.

    Foz do Iguaçu é considerada um dos municípios mais multiculturais  do Brasil, onde estão presentes cerca de 70 grupos étnicos, provenientes de diversas partes do mundo, e dentre os principais estão os italianos, alemães, argentinos, paraguaios, chineses, uvranianos, japoneses e libaneses.

    Como eu moro em Curitiba, Foz do Iguaçu é uma cidade que sempre estou visitando, não só belas belezas naturais da cidade, mas também pela possibilidade de comprar produtos importados com melhores preços no Dutty Free da Argentina e no Paraguai.

 

PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS

- PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

    O Parque foi criado em 1939 e é considerado uma das últimas reservas florestais da Mata Atlântica do Brasil e a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada.  Está unido pelo Rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina. Os parques, tanto o brasileiro como argentino, passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade  pela UNESCO em 1984 e 1986, respectivamente.

    Com uma ótima infra-estrutura, o parque possui muitos ônibus com ar-condicionado que saem de todos os pontos, levando os turistas por diversas partes do Parque.

    Quando eu o visitei, só fiz o passeio pelas cataratas, mas além de todas as atrações do parque o passeio mais procurado é o Macuco Safari - que é uma aventura de bote sob as quedas da cataratas do Iguaçu.

 

CATARATAS DO IGUAÇU 

    

     

    Foi eleita como uma das sete maravilhas naturais do mundo e merece este título, pois é belíssima e a sensação de passar tão próximo a imensas quedas d'água é indescritível. Está localizada entre o Parque Nacional Iguaçu – Brasil e o Parque Nacional Iguazú- Argentina.

    A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura.

 

PARQUE DAS AVES 

 

    O Parque das Aves é um parque particular do Brasil  criado em 1994 e que conta atualmente com 17 hectares de mata nativa, ele encontra-se situado em frente ao Parque Nacional do Iguaçu. Possui cerca de 1.000 aves de 150 espécies brasileiras,  além de outros exemplares exóticos, é considerado um dos maiores parques de aves da América Latina.  No Viveiro Pantanal, que é uma parte do passeio no parque, os turistas passam por momentos únicos ao ficarem bem próximos de aves, como os belíssimos tucanos que posam para as câmeras. Já no Viveiro das Aves e na Savana Africana, espécies raras de cores exóticas deixam o lugar com um colorido todo especial. Ao chegar ao conhecido recinto das araras, o turista passa por uma das partes mais emocionantes, pois o contato com as aves é permitido e a beleza desses animais deixa todos deslumbrados. 

 

- USINA HIDRELÉTRICA BINACIONAL DE ITAIPU

    Itaipu, obra monumental de engenharia administrada por Brasil e Paraguai, gera energia elétrica desde 1984.

    Os passeios dentro da usina são: circuito panorâmico, visita ao interior da usina, trilhas da reserva biológica, museu, passeio de catamarã no Lago de Itaipu e durante a noite tem o show de luzes e música diante da barragem.

 

SHOW CHURRASCARIA SÃO RAFAIN

    É preciso reservar uma das noites em Foz do Iguaçu para a Rafain Churrascaria. Durante um farto jantar, servido em sistema de buffet livre e repleto dos mais variados tipos de comida, com churrasco, acontece o famoso Show Latino. Eu fui e achei o espetáculo divertidíssimo, com atrações de todos os países da América Latina.

 

NOITE ITALIANA

~
 

    Outra atração que vale muito uma reserva é a noite Italiana, que acontece no Hotel Bella Itália. É um farto e delicioso jantar italiano, em sistema do tipo “tudo o que você puder comer”, onde são servidas deliciosas massas artesanais, além de contar com uma deliciosa mesa de antepastos. E, se ainda sobrar um espaço no estomago, ainda é possível saborear deliciosas sobremesas.

 

PUERTO IGUAZÚ

 

                    

    A cidadezinha argentina de Puerto Iguazú é bem pertinho de Foz. Basta atravessar a ponte da fraternidade, onde se cruza a fronteira sobre o rio. Só é necessário levar o R.G., para os brasileiros ou passaporte, para os estrangeiros.

    Pequenina e bucólica, a cidade é repleta de lojinhas de artesanato, sorveterias e restaurantes nos quais se pode saborear a gastronomia Argentina.

    No caminho para Puerto Iguazú, é possível dar uma passadinha no dutty free e fazer algumas comprinhas. Eu gosto muito desse lugar.

 

CIUDAD DEL ESTE

    Se desejar, é possível fazer uma visitinha ao Paraguai, atravessando a ponte da amizade. Os documentos necessários são os mesmos para a cidade Argentina. Para mim, os melhores locais para visitar são o shopping Del Este, que vende tudo, a loja Monaliza, e a SAX Department Storeque também é um tipo de shopping com todos os produtos.

    Se quiserem uma indicação de local para hospedagem, para além de alguns ótimos hotéis que a cidade possui, eu gosto muito do Mabu Thermas Resort.

           Eu e o medalhista Olímpico Gustavo Borges.