Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

GUIA COMPLETO DOS ACESSÓRIOS E UTENCÍLIOS DE MAQUIAGEM

30/01/2016 14:24

Oi meus queridos amigos, estou feliz pelas férias acabarem, mesmo tendo sido maravilhosas. Já estava com muitas saudades do blog e de vocês. Este ano eu estou com vários projetos para o blog, e espero poder concretizar todos.

Hoje, eu vou finalizar a série dos pré-requisitos para elaboração de uma perfeita maquiagem, SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM  dando continuidade ao tópico acessórios de maquiagem e explicando como higienizá-los para uso pessoal.

 

I – PINCÉIS

Eu já falei dos tipos e funções dos pincéis aqui, ACESSÓRIOS DA MAKEUP – PINCEIS.  Hoje eu vou explicar como higienizá-los.

 

- HIGIENIZAÇÃO:

Atualmente no mercado, existem vários produtos para limpar pincéis. Mas mesmo usando esses produtos, os pincéis precisam ser lavados quinzenalmente ou mensalmente a depender da freqüência de uso.

Para lavar deve-se usar um shampoo neutro de bebê e depois aplicar uma gota de condicionador de bebê hipoalergênico para hidratar os pêlos.

- COMO LAVAR:

1 – molhe as cerdas dos pincéis em água corrente, evite molhar o cabo para a cola não soltar;

2 – coloque na mão um pouco de shampoo;

3 – espalhe o shampoo na mão;

4 – faça movimentos para traz, para frente e para os lados com o pincel para soltar a sujeira;

5 – enxágüe em água corrente, se não soltar toda a sujeira, repita todo o processo;

6 – coloque uma gota de condicionador nas mãos;

7 - faça movimentos para traz, para frente e para os lados com o pincel;

8 – enxágüe em água corrente e;

9 – coloque em um papel absorvente ou em uma toalha limpa para secar.  

Hoje no mercado também existem vários utensílios de borracha com texturas, que ajudam na lavagem dos pincéis. Um dos primeiros a ser lançado foi a luva da Sigma. Por dentro vem outra luva de algodão para ajudar retirar o excesso de água dos pincéis.

 

Mas atualmente, existem vários modelos de limpador de pinceis.

 

  

COMO USAR:

Coloque o shampoo nesse utensílio de borracha e esfregue o pincel fazendo movimentos para trás e para frente, e para um lado e para o outro.

- REDE PROTETORA DE PINCÉIS 

Serve para: preservar os pincéis limpos e evitar que eles peguem poeira e proteger as cerdas contra danos quando os pinceis são transportados na bolsa ou em viagem.

 

II – ESPONJAS

Assim como os pincéis, as esponjas são acessórios para aplicação da maquiagem. Mas, assim como é fundamental saber escolher o pincel mais adequado para determinado produto e determinada área do rosto, é também fundamental saber escolher a esponja.

Hoje no mercado existem esponjas de maquiagem com materiais, formatos e tamanhos diferentes, e cada uma tem função específica para aplicação dos produtos, dando assim um melhor acabamento à makeup.

Você deve sempre aplicar os produtos dando leves batidinhas com a esponja, jamais aplicar arrastando-as. No caso de produtos líquidos, depois de aplicar com a esponja, dê leves batidinhas com o dedo para uniformizar. 

 

TIPOS DE ESPONJAS 

- ESPONJAS DE ESPUMA 

 

 

Possuem vários formatos e a espessura varia de fina a grossa. São excelentes para aplicar produtos secos, como os pós. 

Elas não são apropriadas para produtos líquidos ou cremosos, porque absorvem uma grande quantidade de produto.

Uma esponja de espuma de qualidade deve possuir uma textura macia.

Algumas esponjas de maquiagem vêm na embalagem do próprio produto, mas nem todas possuem uma qualidade adequada. 

Mesmo não sendo a indicação mais correta, se a esponja for usada com produto líquido ou cremoso, umedeça antes de usá-la.

- ESPONJA DE CAMURÇA 

  

Podem ser redondas, ovais, quadradas e retangulares. São adequadas para aplicação de pó compacto e normalmente vem junto com o produto. Elas possuem uma fita de seda na parte externa como braçadeira para os dedos.

 

- ESPONJA DE PELÚCIA OU POWDER PUFF 

 

São bem fofinhas, delicadas e possuem vários formatos e algumas vêm em lindas embalagens. Antigamente era usada apenas para aplicar o pó facial, mas hoje não é mais tão adequada para essa função, pois podem carregar muito na quantidade de pó. Ela é adequada para retirar o excesso da maquiagem.

 

- ESPONJA DE LATEX 

Podem ser redondas, quadradas, em forma de cunha (ou pizza) e em forma de gota. A espessura varia de fina a grossa. É ideal para ser usada com produto líquido, cremoso e mousse, pois absorvem pouca quantidade.

Podem ser usadas secas ou umedecidas.

 

- ESPONJAS DE ALTA PERFORMANCE, 360º OU EGG ESPONJA

Elas são a grande febre do mercado atualmente. A primeira esponja de alta performance foi da marca Beauty Blender, o famoso “ovo cor de rosa”. Muitas pessoas confundem o nome da marca com o formato do produto e denominam todas essas esponjas de Beauty Blender. Hoje, já existem vários modelos de diferentes marcas dessas egg esponjas ou esponjas 360º. Essas esponjas são as queridinhas porque possuem um aproveitamento total do seu formato. A extremidade menor é ideal para as áreas menores do rosto, como os cantos dos olhos e nariz e a parte mais larga é ideal para as áreas grandes do rosto. Podem ser usadas úmidas ou secas, sendo adequadas para qualquer consistência de produto, apesar de serem melhor aproveitadas quando o produto é líquido ou cremoso.

- HIGIENIZAÇÃO DAS ESPONJAS

Podem ser lavadas com shampoo neutro ou sabonete líquido neutro.

Com exceção da esponja de pelúcia, todas as demais esponjas são lavadas da mesma forma. 

Não se deve aplicar produtos de lavagem de roupa, pois a pele do rosto é mais sensível que o restante da pele do corpo, e esses produtos podem causar alergias ou irritações. Além disso, esses produtos podem danificar as esponjas. Outro produto que não pode ser utilizado, pois danificam o material da esponja é o álcool puro.

As esponjas utilizadas para aplicar pó, sendo usadas diariamente, devem ser lavadas uma vez por semana. Se o uso for ocasional a lavagem pode ser quinzenal.

As esponjas utilizadas diariamente para produtos líquidos ou cremosos, devem ser lavadas, diariamente, ou no máximo em dias alternados. 

Se o uso for esporádico pode ser lavada semanalmente. 

O acumulo de produto compromete o acabamento da maquiagem, e pode levar a contaminação de bactérias que podem causar dermatites de pele.

Escolhendo o produto a ser utilizado na lavagem, molhe a esponja completamente em água corrente. Depois aplique uma pequena quantidade do produto e em seguida, massagei a esponja com os dedos e pressione suavemente até sair todo o produto. Enxágüe bem, e repita até não sair mais sujeira. Aperte para eliminar o excesso de água e deixe secar sobre uma toalha limpa e em um local arejado. Vá alternando o lado da esponja e a posição da toalha para secar totalmente.

Jamais esfregue a esponja, pois isso deixará áspera e diminuirá muito a vida útil.

Se a esponja estiver muito suja, deixe de molho em água morna (não quente) com o produto utilizado para lavar e vá sempre massageando com os dedos para soltar toda sujeira. Depois exague em água corrente e aperte para sair o líquido, sem torcer, e deixe em cima de uma toalha limpa e em um lugar arejado para secar. Vá sempre mudando o lado da esponja e a posição da toalha. 

No caso da esponja de pelúcia, se usada diariamente, ela deve ser lavada quinzenalmente, com sabonete líquido ou shampoo em água corrente. Não aperte a esponja, apenas sacuda-a para sair todo excesso de água e deixe secar da mesma forma que as demais.

Mesmo fazendo a higienização correta das esponjas, elas possuem uma vida útil. As de camurça devem ser trocadas a cada mês se o uso for constante; as de espuma, a cada dois meses, as de latex a cada 3 a 4 meses. Apenas as esponjas de pelúccia possui uma vida útil maior, dependo dos cuidados, elas podem durar até mais de um ano. 

 

III - CURVEX

     

Cílios bem curvados são um charme à parte no visual da mulher, e cada dia mais as mulheres vem buscando artifícios para ter os cílios bem alongados, curvados e cheios. Uma das alternativas que a indústria de cosmético nos oferece são os cílios postiços, mas nem toda mulher tem facilidade em aplicá-los. Outra opção, são as máscaras de cílios que prometem efeitos de cílios postiços, alongados e bem curvados, mas nem sempre o efeito é o desejado. Uma ferramenta que desde a sua invenção, nas primeiras décadas do século 20, vem agradando muito as mulheres é o curvex, que é um aparelho que curva os cílios.  Até há pouco tempo, só existia o curvex mecânico.  Hoje, já existe no mercado o curvex térmico e o mais novo lançamento é o modelador térmico de cílios.

TIPOS DE CURVEX

1 – MECÂNICO 

O uso do curvex mecânico deve ser antes da aplicação da máscara de cílios. Se desejar você pode aplicar antes o primer de cílios.

1.1 - CURVEX METAL 

Assemelha-se a uma tesoura com um modelador curvo na extremidade superior. É o modelo mais clássico. 

Mais indicado para: pessoas com médios e longos cílios.

Vantagem: Curvatura perfeita.

Desvantagem: Requer maior perícia e pode machucar a pele.

 

- COMO USAR:

     1                      2                    3                        4                  5                

1 - Segure o aparelho com o dedo polegar e o médio;

2 - com os olhos abertos, posicione a abertura do curvex bem próximo da raiz dos cílios superiores;

3 - feche o aparelho; 

4 - em seguida pressione-o com cuidado bem próximo da raiz e evite prender a pálpebra, vire o curvex levemente para cima e segure por 30 segundos. Repita esse procedimento até ficar satisfeita com a curvatura dos cílios.

 

1.2 - CUVVEX METAL COM MOLA DE TENSÃO

Mais indicado para: pessoas com médios e longos cílios e que tem a mão pesada quando utiliza o curvex.

É semelhante ao curvex de metal clássico, a diferença é que o curvex de mola possui almofadas nas extremidades, que são pressionadas pelos dedos indicador e polegar, enquanto o clássico tem alças onde são colocados os dedos. A mola oferece maior resistência, gerando um movimento mais suave do aparelho.

Vantagem: Curvatura perfeita.

Desvantagem: Pode beliscar a pele.

 

- COMO USAR:

O uso é igual ao curvex clássico, a única diferença é o local de segurar o aparelho.

 

- HIGIENIZAÇÃO DO CURVEX DE METAL

  

Remova as almofadas e as borrachas e lave em água corrente com sabão. Depois limpe toda a parte de metal com algodão e álcool. A limpeza deve sempre ser feita após o uso.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE 

A borracha do curvex tem prazo de validade. Se o curvex é usado com freqüência ou mesmo se ele fica guardado e não é nunca usado, a borracha em ambos os casos se estraga, então deve ser trocada. O prazo de validade da borracha é de 06 meses.

Mesmo você trocando sempre a borracha, o aparelho também tem uma vida útil, ele perde a potência a partir da troca da 4 borracha, então no prazo máximo de 02 anos ele deve ser trocado, apesar de alguns fabricantes recomendarem a troca com um ano. Isso vai depender da qualidade do aparelho e dá freqüência de uso.

 

1.3 - CURVEX DE PLÁSTICO 

 

   

Possui vários modelos, sendo o mais usado o modelo compacto. Todos eles possuem uma maior abertura para encaixar os cílios.

Mais indicado para: iniciantes

Se você nunca enrolou os seus cílios antes, curvex de metal pode parecer um pouco intimidador. Curvex plástico é mais fácil de manusear e mais seguro se você está começando a usar esse acessório.

Vantagem: Menor risco de se machucar.

Desvantagem: não curva tanto os cílios como os demais modelos.

 

- COMO USAR:

Para usar prenda os cílios o mais próximo da raiz na abertura do aparelho, dê uma leve curvada e aperte por 45 a 60s.

 

- HIGIENIZAÇÃO DO CURVEX PLÁSTICO

Lave todo o aparelho em água corrente com sabão após cada uso.

 

2 - CURVEX TÉRMICO

Pode ser elétrico, a bateria ou a pilha. Ao contrário do mecânico, deve ser aplicado após o rímel.

Mais indicado para: pessoas com cílios curtos, escassos ou difíceis de curvar.

Vantagem: Curvatura de maior duração, a depender da qualidade do aparelho, em alguns casos, podem até substituir o uso da máscara de cílios.

Desvantagem: O uso frequente pode danificar os cílios.

 

- COMO USAR:

Feche suavemente o aparelho na raiz dos cílios, tomando cuidado para não beliscar a pálpebra durante o processo e aperte com firmeza por uns 20 segundos e solte. Depois, repita o processo, encaixando o aparelho no meio dos cílios. Por fim, repita o procedimento mais uma vez, perto da ponta dos cílios.

 

- HIGIENIZAÇÃO DO CURVEX TÉRMICO

Atenção, não molhe nem lave o modelador com água. Apenas limpe-o com um pedaço de pano úmido.

 

3 - MODELADOR DE CÍLIOS

É um aparelho térmico semelhante à escovinha da máscara de cílios. Tem de vários modelos.

Quando aquecido curva e separa os cílios proporcionando um bonito resultado. 

A grande vantagem é modelar sem necessitar puxá-los. 

 

- COMO USAR:

Aplique o rímel e espere o indicador de temperatura acender, avisando que o equipamento está pronto para uso. Faça movimentos para pentear os fios, alongando e modelando como faz normalmente com o pincel do rímel.

Se desejar cílios bem destacados, volumosos e bem curvados, aplique primeiro o curvex clássico, depois o rímel, depois o modelador e por fim mais uma camada de rímel. 

Caso o resultado não seja o desejado use uma arte flexível úmida para desfazer o procedimento. Espere os fios secar e repita o processo.

 

- HIGIENIZAÇÃO DO MODELADOR DE CÍLIOS

Alguns modelos vêm com uma pequena escova de higienização para retirar o rímel e o pêlo que ficou agarrado. Mas se não tiver essa escova depois do uso, deixe esfriar, retire a bateria e passe um pano úmido pela escova  depois um pano seco.

 

 

IV - REMOVEDOR DE MAQUIAGEM

Remover a maquiagem todos os dias é fundamental para deixar a pele respirar, evitando o fechamento dos poros, aparecimento de manchas, cravos, espinhas e envelhecimento precoce. Os danos ainda se estendem aos cílios, que podem ficar ressecados e quebradiços caso o rímel não seja retirado de forma adequada.

Nos últimos anos, os tipos de removedores de maquiagem se multiplicaram no mercado. Com tantas opções no mercado, às vezes fica difícil escolher ou, até saber se estamos usando o demaquilante correto.

 

1 - LENÇOS REMOVEDORES      

São práticos, descartáveis e fáceis de lavar na bolsa. 

Eu uso e gosto muito, pois remove bem a maquiagem. Mas, o grande problema é que hoje existem no mercado várias marcas e algumas delas podem causar irritação na pele, pois isso já ocorreu comigo. 

Muitas marcas renomadas e testadas oftalmologicamente causaram irritação nos meus olhos, mas cada pessoa é única, e o que aconteceu comigo não quer dizer que vai acontecer com outra pessoa. Por isso, fazer a indicação de um produto em específico não é algo recomendado.

Uma marca que eu gosto muito e que remove qualquer maquiagem e nunca me causou irritação é o da Purederme.

 

2 - REMOVEDOR CREMOSO

   

É mais indicado para a pele seca ou mais madura, pois é rico em hidratantes. Quem tem pele oleosa deve evitar usar esse demaquilante, pois o mesmo contém em sua composição mais óleo do que água e pode acabar aumentando a oleosidade da pele e favorecendo o surgimento de acne cosmética. Após o uso desse demaquilante deve-se lavar a pele.

 

3 - REMOVEDORES À BASE DE ÁGUA

Existem dois tipos de removedores à base de água: os tônicos de limpeza e a água micelar.

O tônico de limpeza deve ser usado em adição a outro removedor, pois ele sozinho não é eficaz. Ele tem propriedade calmante para pele. 

Água micelar é a formula mais moderna de demaquilante, porque remove a maquiagem e as impurezas da pele suavemente, não necessitando de enxágüe após o uso. Também possui efeito calmante dispensando o uso de tônicos.

Ela é livre de álcool e agentes químicos, sendo indicada para todos os tipos de pele, principalmente pele sensível e também pode ser usada na área dos olhos.

 

4 - REMOVEDOR BIFÁSICO 

     

O bifásico é uma mistura heterogênea de água e óleo, indicado para peles normais, secas e sensíveis.  A porção aquosa garante a ação emoliente, o que torna a aplicação suave, enquanto a oleosa é responsável pela hidratação. Deve ser bem agitado antes de usar, para misturar os dois componentes.

Ele possui ativos que previnem irritações e podem ser usados nas áreas dos olhos, contudo recomendo um teste antes de usar.

 

5 - ÓLEO REMOVEDOR  

     

É altamente eficaz para remoção de maquiagem pesada e à prova de água. Pode ser usado por todos os tipos de pele. As pessoas com pele oleosa devem evitar o uso exagerado, devendo aplicar o produto apenas na parte que a maquiagem esteja mais difícil de sair. Deve-se lavar com sabão e água após o uso.

 

6 - REMOVEDOR À BASE DE LEITE

     

É indicado para todos os tipos de pele, principalmente para as peles secas e sensíveis.

Remove a maquiagem, incluindo a área dos olhos. Hidrata a pele e não causa irritação. Depois do uso é recomendado lavar o rosto com água e sabão.

 

7 - REMOVEDORES EM GEL, ESPUMA, EMULSÃO E LOÇÃO

             

Removem levemente a maquiagem como batom, sombra e blush, não são apropriados para maquiagem pesada ou à prova de água. São indicados para todos os tipos de pele. No caso da espuma deve-se enxaguar o rosto após a aplicação, já os demais deve-se lavar o rosto com sabão e água.

 

V – UTENCÍLIOS PARA REMOVER A MAQUIAGEM

1 – ALGODÃO - para fazer a limpeza de pele e remoção de maquiagem. Os tipos mais apropriados são:

- EM DISCO

- EM BOLA

2 – MÁGICA MOEDA DE TOALHA

São 100% de tecido de algodão, são excelenteS para fazer limpeza de pele. Basta molha, que ela se transforma em uma toalha de limpeza.

 

VI - HASTE FLEXÍVEL

         

Possui vários formatos de extremidade e podem ser usados como auxiliadores na maquiagem ou mesmo como aplicadores de maquiagem.

A haste flexível, não deve substituir os pincéis ou as esponjas de maquiagem, visto que ela não proporciona um acabamento tão profissional como esses acessórios. Dessa forma, ela deve ser mais uma ferramenta para auxiliar na elaboração da maquiagem. Mas, em uma situação que não se tenha acesso ao pincel ou a esponja, ela pode ser muito útil, basta a pessoa ter habilidade e conhecimento de como usar cada modelo. 

TIPO 1 – possui as duas extremidades com ponta bem fina. Pode ser utilizada para:

- Aplicar sombra na linha dos cílios inferiores: umedeça um pouco a extremidade da haste com fixador de maquiagem, passe na sombra e aplique na linha dos cílios inferiores. Se desejar esfumace essa sombra com o tipo 3.

- Fazer o olho de gatinho definido: passe a ponta da haste no delineador e faça o olho de gatinho. Para saber o traço do olho de gatinho click aqui: GUIA COMPLETO SOBRE A MAQUIAGEM DOS OLHOS

- Corrigir o borrão de delineador ou batom: umedeça a ponta com um pouco de removedor de maquiagem e passe no local borrado.

- Limpar excesso de maquiagem nos cantos dos olhos.

- Passar iluminador de forma precisa no arco do cupido.

- Fazer o contorno da sobrancelha com sombra. Passe a haste na sombra e faça o contorno em toda a sobrancelha ou apenas nos locais falhados.

- Passar a cola nos cílios postiços.

- Remover a maquiagem que caia dentro dos olhos: umedeça uma das ponta da haste em soro fisiológico e passe suavemente dentro dos olhos para remover a maquiagem e depois retire a sobra com o lado seco.

TIPO 2 – possui as duas extremidades de forma achatada. Pode ser utilizado para:

- Aplicar sombras nas pálpebras. Se a sombra for cremosa, aplique com a haste seca, mas se a sombra for em pó dê uma umedecida na ponta com fixador de maquiagem. Em ambos os casos, não esfregue a haste na pálpebra, vá aplicando dando leves batidinhas. 

- Aplicar corretivo na parte abaixo dos olhos e em pontos pontuais, como manchas e espinhas.

- Esfoliar os lábios de forma suave – umedeça uma extremidade com água e a outra com pouco de hidratante, passe primeiro a água nos lábios e depois passe o hidratante e massagei os lábios fazendo movimentos em círculos. Dessa forma os lábios estarão prontos para receber qualquer batom.

TIPO 3 – semelhante à haste flexível comum (cotonete), mas as pontas são mais arredondadas. São mais adequadas para:

- Esfumar o lápis rente à linha dos cílios inferiores: passe o lápis bem rente à linha dos cílios inferiores e depois esfregue suavemente a haste de um lado para outro.

- Aplicar iluminação no canto interno dos olhos.

- Aplicar micro pigmentos ou glitter nos olhos.

- TIPO 4 – possui as duas extremidades em forma de espiral. Pode ser utilizado para:

- Remover o excesso ou as bolinhas da máscara de cílios. Com haste seca passe suavemente nos cílios.

- Remover totalmente a máscara de cílios – aplique removedor e esfregue suavemente nos cílios.

- TIPO 5 – possui uma extremidade com a ponta bem fina e outra com a ponta achatada. Tem a mesma utilidade do tipo 1 e do tipo 2.