Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

ITÁLIA PARTE II - VENEZA

26/02/2015 00:40

VENEZA

        

        

        Veneza é belíssima, considerada a cidade mais romântica do mundo.

        Surgiu pela formação de ilhotas ao noroeste do mar Adriático, pelos habitantes de cidades vizinhas que vinham se refugiar dos bárbaros que estavam tomando conta da Europa.

        A cidade já foi uma das mais ricas da Europa. O crescimento de Veneza foi favorecido pela sua posição geográfica entre as rotas do oriente e do ocidente. Com o crescimento de sua frota no séc X, Veneza tornou-se uma grande potência comercial comandada pelos Doges que eram os líderes da cidade. O patrono da cidade é San Marcos, que deu origem ao nome de uma das praças mais conhecidas do mundo – A PIAZZA SAN MARCOS.    

        A melhor forma de conhecer Veneza é andando ou pelos seus meios de transporte aquático, onde destacam-se as gôndolas e o vaporetto.

        
        

                  VAPORETO

         

                   GONDÓLAS                          

        Veneza hoje é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

        Estivemos em Veneza em dezembro do ano passado e para nossa surpresa quando chegamos estava nevando. Foi a nossa 1ª experiência com neve na viagem, fato que só esperávamos acontecer a partir de Munique na Alemanha.

        

      

       

        Existem na cidade vários monumentos e locais turísticos, irei citar alguns deles:

        - Piazza San Marcos – é o principal ponto turístico e também pode ser o ponto de partida para conhecer a cidade. Nela localiza-se algumas das mais importantes atrações turísticas, como a Basílica, o Campanário DI San Marcos e o Palácio Ducale.

        

        - Basílica di San Marcos – É a principal igreja da cidade e sede do patriarca. É considerada um tesouro da arquitetura bizantina.

        

       

        É um monumento único tanto pela sua riqueza histórica quanto pela magnificência de sua fachada e do seu interior.

        - Campanário de San Marcos – É uma torre com 98,6 metros de altura e faz parte do conjunto da Basílica. No seu topo é possível ver toda a cidade de Veneza com seus canais.

        - Palazzo Ducale ou Palácio dos Doges – O primeiro foi construindo no séc X e passou por várias danificações, inclusive um incêndio, tendo sido reconstruído entre 1309 e 1424 e existente até hoje. Foi a residência dos Doges que governaram Veneza por muitos anos.

        

             Campanário e Palazzo Ducale

        Nos dias de hoje o palácio aloja um museu chamado ‘Museo di Palazzo Ducale’,

        - Ponte Del Rialto – É a ponte em forma de arco mais antiga e mais famosa sobre o grande canal de Veneza. Ela foi durante muitos anos a única ligação entre os dois lados do grande canal.

        

        - Ponte dos Suspiros - Ela atravessa o Rio di Palazzo para conectar-se com uma dupla passagem no Palácio dos Doges para as Prigioni Nuove (Nova Prisão) que foi o primeiro edifício do mundo construído especificamente para ser uma prisão. Seu nome foi dado por Lord Byron no século XIX inspirado pela idéia de que os prisioneiros ao atravessá-la suspiravam sabendo que iam ver pela última vez o mundo exterior.

        

        Outra grande atração de Veneza é o carnaval que surgiu no séc XVI da vontade que a nobreza tinha de se divertir entre o povo, dai surgiu as famosas – Máscaras de Veneza. A festa tem duração de 10 dias e durante a noite realizam-se bailes pelos salões da cidade.

        

 

 

COMENTÁRIOS

VENEZA

ANE BRITO 20/05/2017
MARAVILHOSAAAAAAA.....VAMOS VOLTAR LA NO VERAO ??