Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

VINTAGE HISTÓRIA DA MAQUIAGEM ANOS 90

15/10/2015 20:45

                                           

                                              

No início dos anos 90, a economia, a política, a tecnologia e a cultura avançam e apresentam características específicas deste momento, mas não há claramente um movimento de ruptura com a década passada. Os primeiros anos desta década carregam os genes dominantes dos anos 80, as novidades manifestam-se mais como realização dos potenciais destes legados do que como fatos inaugurais.

A globalização prosseguia e acelerava com a queda do muro de Berlim (1988), e com a crise e o fim da União Soviética. Manifestações culturais como a terceira onda do feminismo, ambientalismo, grunge, west hip hop, house music / rave, cultura do skatboard e geeks surgiram ou são derivações de movimentos dos anos 80 ou anteriores.

Por outro lado, apesar dos muitos pontos em comum, a segunda metade da década de 90 é comumente associada ao início do século XXI, como um período precursor de tendências que irão se consolidar nos primeiros anos do novo século. Seguindo esta perspectiva, muitos apontam a segunda metade da década de 90 como marco inicial para os nascidos na geração Z.

EVENTOS

1990

- Libertação de Nelson Mandela. 

- Lançamento do Telescópio Espacial Hubble.

 - Margaret Thatcher renuncia ao cargo de primeira ministra da Inglaterra.

- Lançamento da versão 1.0 do editor de imagens Photoshop da Adobe.

- Sir Tim Berners-Lee desenvolve a linguagem HTML, o identificador URL e o protocolo HTTP.

- Madonna lança “justify my love”.

1991

– Morte de Freddie Mercury

- Nirvana lança smells like teen spirit

- A internet começa a ser comercialmente disponibilizada

- Boris Yeltsin torna-se o primeiro presidente eleito da Rússia

- Lançamento da primeira câmera fotográfica DSLR comercialmente disponível (Kodak DCS 100)

1992

- Assinatura do tratado de Maastricht para a criação da União Europeia

- inauguração da Euro Disney na França.

1993

- Posse do presidente dos Estados Unidos Bill Clinton

- Checoslováquia se divide em República Checa e Eslováquia.

- Intel introduz o microprocessador Pentium.

- Atentado terrorista ao World Trade Center.  

1994

- Nelson Mandela torna-se presidente da África do Sul.

- Abertura do Eurotúnel.

- Morte do piloto de F1 Ayrton Senna.

  

1996

- Princesa Diana e Príncipe Charles se divorciam.

- surge a WebTv.

1997 

- Morte de Diana.

- Anúncio da primeira ovelha clonada - Dolly

1998

- Surgimento do google

1999

- Introdução da moeda oficial da zona do euro.

 

EVENTOS E TENDÊNCIAS

- GRUNGES

A década de 90 teve vários estilos e um dos mais destacados no início da década foi o grunge.

Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 na cidade de Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock.

O termo grunge - que em seu sentido original significa "sujeira" ou "imundície" em inglês - descreve tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas.

O gênero só começou a declinar após o suicídio de seu maior ídolo, Kurt Cobain, o líder do Nirvana, em 1994. 

- A 3ª ONDA DO FEMINISMO

O final da década de 80 e o início da década de 90 não foi nada fácil para os grupos feministas tradicionais. Não apenas a crise ideológica provocada pela queda do muro de Berlim, como também o furacão Madonna criaram um tsunami provocando mudanças no movimento feminista, dando início à 3ª onda.

Dentro do movimento feminista, surgem vozes que rediscutem a feminilidade e defendem que é possível ser feminista e ao mesmo tempo usar maquiagem ou outros itens de beleza associados à dominação sexista, em uma perspectiva positiva. A esse grupo foi atribuído o nome de feminismo batom.

Além do feminismo batom, surgem outros movimentos como Riot Grrrl e Slut Feminism, que vão utilizar a maquiagem menos como objeto de discursão ou embelezamento e mais como um dos instrumentos de expressão da sua luta ideológica. O look assume as mais diversas formas possíveis, sendo o “kinderwhore” de Courtney Love, sem dúvida, o mais icônico de todos.

 

Na segunda metade da década de 90, com o sucesso das boys bands, o mercado consumidor adolescente atrai ainda mais a atenção dos investidores e vemos o surgimento de vários “produtos culturais” para este público. O feminismo industrializado dá origem ao novo Girl Power pronto para o consumo das adolescentes sem contra-indicações. As Spice Girls, outras cantoras teens e toda uma nova geração de super-heroinas são massivamente consumidas. 

- A ESTÉTICA DA “HEROIN CHIC”

Muitas foram as críticas sofridas por esta estética, fato que potencializou enormemente a sua visibilidade. Para muitos, era a expressão de valores nihilistas que dominaram o mundo fashion, outros destacavam os riscos inerentes ao processo de glamurização das drogas e, por fim, acusavam esta estética de ter traços de androgenia, misogenia e até pedofilia, além de promover um padrão de beleza feminimo ainda mais intangível.

A modelo Jaime King, viciada em heroína, é apontada como uma das inspirações, mas a rainha e ícone desta estética é a modelo britânica Kate Moss, que em 1993 estrelou a campanha da Calvin Klein, dando início à grande difusão desta estética que foi relevante mas não popular, no meio da década.

Modelos pálidas, desnutridas, com aparência juvenil, andrógenas, sem energia e em um contexto relacionado ao vício em drogas sintetizam as imagens.

A fotografia foi a principal mídia utilizada para a divulgação desta estética, com grande utilização da foto preto e branco.

A maquiagem buscava neutralizar qualquer traço natural de saúde e vitalidade, ao mesmo tempo em que ressaltava traços associados ao vício. Isso se traduzia em uma maquiagem pálida, sem cor ou brilho, às vezes com olheiras ressaltadas e com olhos esfumaçados ou borrados. 

Outro detalhe relevante da maquiagem, mesmo quando a pele não era preparada, foram as técnicas utilizadas para conferir ou ressaltar na face das modelos sinais de magreza e desnutrição. O efeito de afundamento das bochechas era o mais buscado e era feito de forma mais intensa e com resultado melhor nas fotografias em preto e branco.

 

O que migrou da propaganda e do catwalk para o mundo real na época foi a tendência de uma maquiagem de cores mais neutras, bases e batons mate e o desejo das mulheres em terem as suas bochechas transformadas pelos segredos dos maquiadores ou pelos bisturis dos cirurgiões plásticos.

 

 

MÍDIA

Assim como nas décadas anteriores, a MTV e as atrizes das séries de tv continuam influenciando a moda e o comportamento.

SERIADOS DE TV

- BARRADOS NO BAILE (Beverly Hills, 90210): 1990 à maio 2000, estrelado  por Jennie Garth, Jason Priestley, Ian Ziering, ‎Shannen Doherty, Tori Spelling, Brian Austin Green, Luther Perry,

- SOS MALIBU (Baywatch): de 1991 à 2001, estrelado por Pamela Anderson,  Nicole Eggert e Yasmine Bleeth.

ATRIZES

Uma Thurman, Camaron Dias, Julia Roberts, Nicole Kidman, Kate Winslet, Sharon Stone, Sandra Bullock, Julianne Moore, Rachel Weisz, Famke Janssen, Pamela Anderson, Angelina Jolie, Calista Flockhart, Catherine Zeta-Jones, Jennie Garth, Shannen Doherty, Tori Spelling, Jennifer Aniston e Yasmine Bleeth

Uma Thurman                                Camaron Dias  

  

Nicole Kidman                              Julia Roberts                        

Sharon Stone                                                Sandra Bullock  

Kate Winslet                             Julianne Moore  

        

 Yasmine Bleeth                                           Famke Janssen      

           

Pamela Anderson                                     Angelina Jolie

   

Catherine Zeta-Jones                            Calista Flockhart  

            

    Shannen Doherty                               Jennie Garth       

         

Tori Spelling                                   Jennifer Aniston                                

    

SUPERMODEL

Ao longo da década de 90, supermodels são protagonistas da indústria da moda, influenciando muito a população que assistia os desfiles de moda através da TV. As modelos top da década foram: Linda Evangelista, Cindy Crawford, Naomi Campbell, Eva Herzigova (em 92 passou a ser o rosto das roupas Guess substiuindo claudia schiffier), Nadja Auermann, Christy-Turlingto, Daniela Pestova Turlington, Kate Moss (fez campanhas para Gucci, Dolce & Gabbana, Calvin Klein, Chanel e Rimmel), Carla Bruni, Tatiana Sorokko, Helena Christensen, Claudia Schiffer, Niki Taylor, Karen Mulder, Yasmeen Ghauri, Stephanie Seymour, Kirsty Hume, Shalom Harlow, Kristina Semenovskaia (modelo da Dior) e Tyra Banks. 

   

Eva Herzigova                                  Naomi Campbell             

    

Nadja Auermann                                   Christy-Turlingto                      

  

 Kate Moss                            Daniela Pestova                    

 Carla Bruni                                  Tatiana Sorokko   

      

Helena Christensen                                    Niki Taylor   

     

Karen Mulder                                           Yasmeen Ghauri      

   

 Kirsty Hume                           Stephanie  Seymour                   

             

 Kristina Semenovskaia                           Shalom Harlow          

      

      Tyra Banks 

 

ROUPAS

- GRUNGES

- CALÇAS JEANS COM BLUSAS DE MALHA

- MACAQUITO

- MINI SAIAS

- SAIA SOCIAL MIDI

PENTEADOS

- VÁRIOS ESTILOS DE FRIZADO – foi um dos penteados mais usados

  

 

- CAMADAS

 

- MECHAS COLORIDAS - utilizando maquiagem para cabelos (mascara hair)

 

LANÇAMENTOS

ALMAY

- Lança estojo de sombras

- Lança esmaltes

- Lança linha de maquiagem anti-alérgica

BOOTS No 17

- Lança estojo de maquiagem com sombra e blush

- Lança batons nas cores rosa e roxo

- Lança máscara de cílios

BOURJOIS

-  lança batom roxo

CHANEL

- Lança 05 batons vermelho

 

  

- Lança batom cor de boca

- Lança coleção de batom

- Lança batom vinho

- Lança linha para olhos

- Lança estojo de iluminadores

- Lança 03 kits de maquiagem e esmalte

 

CLARIN

- Lança batom vermelho

- Lança batom vermelho e base

- Lança kit de maquiagem

CLINIQUE

- Lança batom com pincel de boca

COTY

- Lança batom 24 horas

COVER GIRL

- Lança makeup 3 em 1, base, pó e corretivo para pele negra e branca

   

- Lança eye enhancers – sombras que potencializam as cores

  

- Lança clean makeup – base líquida em vários tons de pele

  

- Lança kit maquiagem face, composta por base, pó compacto e blush, e kit composto por pó compacto e base líquida

  

  

- Lança base Continuous Wear com slogan: Não precisa de retoque

- Lança máscara de cílios

- Lança lápis de olho

- lança coleção de 12 batons coloridos

- Lança esmalte batom e sombra em tons de lilás

- Lança batom vermelho

- Lança coleção de batons

- Lança coleção de esmaltes

- Lança kit de maquiagem composto por esmalte, sombra, batom, gloss e lápis de contorno labial

CUTEX

- Lança kit composto por esmalte, gloss, batom e lápis de contorno labial

- Lança esmalte e batom vermelho

CHRISTIAN DIOR

- Lança kit de maquiagem em tons de pele com o slogan – Contos e lendas

- Lança kit de maquiagem outono

- Lança 02 kits de maquiagem em tons de vinho e lilás

   

- Lança 17 tons de mascara flash para cabelo

- Lança batom vermelho escuro brilhante e de longa duração

- Lança batom vermelho

- Lança kit de maquiagem marrom

- lança coleção composta por batom vermelho, estojo com contorno, blush e iluminador e quinteto de sombras

- Lança base mate perfeita

- Lança batom vinho e quinteto de sombra em tons de vinho

- Lança kit maquiagem em tons de rosa

- Lança teint glacée – base com frescor gelado

- Lança kit de maquiagem composto por esmalte verde, quinteto de sombra em tons de verde, marrom e vinho e batom vermelho alaranjado

- Lança base light com slogan: Pele com aparência impecável 

- Lança gloss vermelho escuro com o slogan: Brilho de plástico

- Lança kit de maquiagem composto por esmalte, batom, quinteto de sombras e base, com o slogan: Tom sobre tom

- Lança kit de maquiagem composto por batom, gloss, quinteto de sombra e esmalte nas cores rosa, lilás, roxo e amarelo.

ELIZABETH ARDEN

- Lança batom em forma de lápis

- Lança base

- Lança coleção de batom

  

- Lança batom e esmalte

- Lança máscara de cílios

- Lança kit de maquiagem em tons marrom composto por duo de sombras, pó compacto e batom

- Lança batom vermelho

ESTEE LAUDER

- Lança batom nas cores vermelho e marrom

- Lança coleção de batom

- Lança batom cor de boca

- Lança batom e esmalte  

GIVENCHY

- Lança linha Givenchy chic

- Lança coleção outono inverno 94-95

- Lança coleção boreal outono- inverno

- Lança coleção outono-inverno ameixa 96-97

- Lança 02 coleções  em tons rosa

  

GUERLAIN

- Lança kit de maquiagem composto por pó compacto, blush e batom

- Lança batom vermelho

HELENA RUBINSTEIN

- Lança máscara de cílios

KANEBO

- Lança kit de maquiagem composto por batom, blush, pó e base

LANCASTER

- Lança base

LANCÔME

- Lança batom vermelho

  

- lança base mate

- Lança batom em 03 cores: rosa, lilás e vermelho

LOREAL

- Lança máscara para cabelo

- Lança batom e esmalte com o slogan: Cores nunca morrem

MAC

Lança 1º batom da coleção Viva Glam, para arrecadação de fundos em combate a AIDS

  

MARKS AND SPENCER

- Lança coleção de maquiagem composta por batom, estojo de sombras, pó compacto e base

MAX FACTOR

- Lança coleção de maquiagem composta por batom, base, máscara de cílios e esmalte

- Lança batom vinho

- Lança batom vermelho

- Lança coleção de batom e esmalte 

MAYBELLINE

- Lança batom vermelho

  

- Lança batom cor de boca

- Lança batons em tons de rosa com o slogan: Revitalização da cor

- Lança batom hidratante

- Lança lápis de olho nas cores verde, preto e marrom

- Lança lápis de olho retrátil à prova de água em 12 cores 

Lança coleção de lápis de olho retrátil e não retrátil com o slongan – Especilalista em olhos

- Lança makeup True ilusion – base com aspecto natural

- Lança duo de sombras

-Lança máscara de cílios a prova de água com o slogan – Curva maravilhosa

- Lança blush em 08 cores

- Lança maquiagem 3 em 1 composta por base, pó e corretivo

-Lança trio de sombras e blush

- Lança sombra unitária

- Lança 2 kits compostos por base e pó compacto

  

- Lança 2 kits de maquiagem compostos por blush, batom e esmalte

  

- Lança gloss

- Lança base em creme

NEUTROGENA

- Lança linha completa de maquiagem com o slogan:  Bonito e benéfico

REVLON

- Lança quarteto de sombras coloridas

- Lança sombras coloridas unitárias e duo

- Lança blush em tons de rosa e coral

- Lança base e máscara de cílios

- Lança batons em tons de vinho

- Lança coleção de batom em tons de vermelho com slogan – Cor que fica

- Lança batom vinho com o slogan – Exótica

- Lança batom e esmalte cor de boca

- Lança batom e esmalte vermelho

- Lança esmalte e batom vermelho com o slogan: Especiarias do deserto

- Lança batom com slogan: Toque de veludo

- Lança batom à prova de água em tonalidades de marrom

- Lança batom, blush e esmalte em tons de vinho

- Lança batom e esmalte em tons de lilás rosado

- Lança máscara de cílios com o slogan: Cílios impactantes

- Lança Inner lash – máscara de cílios que penetra até nos cílios mais interiores

- Lança coleção de maquiagem tons de pele composto por batom, lápis de contorno labial, blush. sombra e esmalte

- Lança coleção outono 95 composta por batom, sombra, lápis de olho e boca, esmalte e perfume com o slogan – Mulher fatal

OIL OF ULAY

- Lança coleção de batons

RIMMEL

- Lança coleção composta por batom, sombra, blush e esmalte

ROC

- Lança linha de maquiagem

SENSIQ

- Lança sombra, lápis de olho e máscara de cílios

SHISEIDO

- Estojo de sombras em tons de roxo e rosa

- Lança trio de sombras, pó compacto e batom

- Shiseido lança sombra, batom e esmalte em tons de vinho

- Lança duo de sombra e batom em tons de vinho e marrom

- Lança batom e esmalte vermelho com sombra unitária e trio de sombra

- Lança duo de sombras azul e batom rosa

- Lança sombra branca e batom rosa

ULTIMA II

- Lança coleção de batons

VERSACE

- Lança batom vermelho

YARDELEY

- Lança kit de maquiagem completo

- Lança coleção de batom

- Lança coleção City chic composta por batom, lápis de contorno labial e esmalte

- Lança batom e esmalte

YVES SAINT LAURENT

- Lança coleção Fruit Vert

- Lança coleção Love

- Lança coleção Rituel

- Lança coleção Indigo

- Lança coleção Cascade

- Lança coleção Cinema

- Lança coleção Idole

- Lança coleção Reves

- Lança coleção Leté

- Lança Teint de Soie – Base com pele de seda

- Lança batom vermelho

- Lança coleção de batom Puro Vermelho Transparente

MAGAZINES

  

  

  

  

  

  

CARACTERÍSTICAS DA MAQUIAGEM

Nos primeiros anos da década, a maquiagem manteve características parecidas com a da década de 80, com muito colorido, como pode ser visto na foto abaixo.

Nos anos seguintes, a maquiagem passou a assumir, predominabtemente, cores neutras, como o marrom chococlate, marrom terra e ameixa. Contudo, essa maquiagem em cores neutras, muitas vezes, contrastava-se com algum elementos em cores vibrantes como o vermelho. Outra cor bastante usada nesta década foi o vinho, que para aguns é considerada uma cor neutra e para outros uma cor vibrante.  Houve tanbém a maquiagem em tons muito próximos ao tom da pele da pessoa.

Um dos grandes équivocos quando se descreve a maquiagem dos anos 90 é considerar apenas a maquiagem da heroina chic, que foi um estilo de maquiagem, quase que totalmente, restrito ao mundo fashion, e não considerar os vários estilos usados pela população na rua. 

A maquiagem dos anos 90 não foi nude, como muitos a classificam. Nude, significa nu. Bem da verdade, este termo é inapropriado para maquiagem. Mas considerando este termo, uma maquiagem nude seria a maquiagem totalmente sem cor, apenas com a preparação da pele. E os anos 90 teve muita cor, só que muitas vezes essas cores foram neutras. Houve maquiagem com cores neutras pouco intensa e maquiagem com cores neutras muito intensa

 

Maquiagem muito intensa com cores neutra em tons de ameixa

 

Maquiagem intensa com cores neutra em tons terrosos

 

Maquiagem moderada com cores neutra em tons de chocolate

  

 

Maquiagem com cores no tom da pele

  

 

Maquiagem neutra com batom vermelho

 

Maquiagem em tons de vinho

   

 

Outro adjetivo e expressão totalmente inadequados para descever a maquiagem de 90 são, respectivamente: minimalista e menos é mais

Minimalista - é sinônimo de simplicidade, e a maquiagem de 90, em sua grande maioria, não foi simples.  Muito pelo contrário, houve vários look bem elaborados e bem executado.

E menos é mais - menos só seria mais, se seu mais fosse tão mal-executado, onde o seu menos apresentaria melhor resultado e, consequentemente, mais elegante.  Equivocadamente, as pessoas associam elegância com menos maquiagem. Uma maquiagem intensa, elaborada sem defeitos, respeitando as técnicas e, principalmente, a harmmonização das cores, é elegante. Como podemos ver nos anuncios de maquiagem da Dior, que é uma das marca considerada símbolo de elegância e sofisticação. 

Entretanto, na contra mão da tendência neutra, marcas famosas e formadoras de opiniões como Dior, Chanel e Givenchy lançam maquiagem com cores rosa e lilás, com muita ou pouca intensidade, como pode ser visto nas fotos abaixo de anúncios das marcas e em celebridades da época.

  

No final da década de 90, as características da maquiagem começam a mudar novamente, voltando a usar cores como o azul, o lilás.

     

BATOM – era aplicado em todo o contorno dos lábios. 

LÁPIS DE CONTORNO LABIAL – foi muito usado.

BASE – era fosca e do mesmo tom da pele. A intenção era dar a impressão que não estava usando base.

CORRETIVO – era aplicado abaixo da base para corrigir imperfeições.

CONTORNO – foi muito usado na época. Era aplicado, principalmente, na região abaixo do osso malar. Os contornos mais sados eram em pó, nos tons de marrom ou rosa.

BLUSH – era usado quando não aplicava-se contorno. A forma de aplicar era variada. Usou-se tanto a forma inclinada da década de 80, porém em menos intensidade. Como também foi aplicado em toda a região da maça do rosto.

ILUMINADOR – também foi muito usado, principalmente, na região acima da maçã do rosto. 

SOMBRA – a forma de aplicar foi a mesma da década de 80, em toda pálpebra até o canto externo da sobrancelhas. Usou-se um ou dois tons de sombra.

LÁPIS DE OLHO – era da mesma cor da sombra e aplicado nos cílios inferiores.

SOBRANCELHAS – eram feitas de forma arqueada. 

 
 

TEXTOS RELACIONADOS:

VINTAGE HISTÓRIA DA MAQUIAGEM ANOS 80

HISTÓRIA DA MAQUIAGEM DÉCADA DE 70