Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

MAQUIAGEM COLORIDA

29/02/2016 15:05

A maquiagem colorida é uma maquiagem que transmite jovialidade e alegria. 

Muitas pessoas, por não saber usar ou mesmo por medo de chamar atenção, evitam usar a maquiagem colorida.

A maquiagem colorida não é a maquiagem mais fácil de fazer, pois é necessário conhecer as cores, saber as possibilidades de combinações que existem, para que a maquiagem fique harmônica, ter criação artística, e mais do que em qualquer outra maquiagem, é fundamental usar produtos de qualidade, para evitar que, após algumas horas de uso da maquiagem, o efeito seja desastroso.

Estudar o círculo cromático é o primeiro passo para saber quais são as possibilidades de combinações de cores.

A maquiagem colorida é indicada para qualquer mulher, porém é necessário ter personalidade, pois uma maquiagem colorida, alegre e bonita vai sempre atrair os olhares.

As combinações podem ser monocromática, análogas, complementares e em tríade equilátera, em tríade isóceles, em retângulo e em quadrado, como pode ser visto nos dois círculos cromáticos abaixo:

     
         
 
 

Quando usamos uma cor neutra com qualquer uma dessas combinações, ou apenas com uma cor vibrante, temos uma combinação mista.

A única ressalva que eu faço, é que a cor do blush, em qualquer maquiagem, deve ser igual a cor do batom, porém as tonalidades podem ser diferentes. 

COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA 

 

COMBINAÇÃO ANÁLOGA 

 

As cores amarela e laranja são análogas

Nos lábios, batom laranja no contorno e nos cantos internos e gloss amarelo no centro, esse efeito cria a ilusão de lábios maiores.

   

As cores amarela, azul, turquesa e verde são análogas entre si

As cores azul, violeta e rosa são análogas

As cores amarela, verde e oliva são análogas.

COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR

As cores laranja e azul turquesa são complementares

   

As cores verde e laranja são complementares.

 

As cores amarela e magenta (ou fúcsia) são complementares.

 

O verde e o rosa são complementares.

COMBINAÇÃO TRÍADE EQUILÁTERA

Nessas duas maquiagens, elas estão usando sombras azul ciano, amarelo e magenta, que formam uma tríde equilátera no círculo cromático. 

Na 1ª imagem, a sombra na linnha dos cílios inferiores é azul ciano, que quando esfumaçada com o amarelo refletiu uma cor esverdeada.

As cores azul, amarelo e vermelho formam uma triade equilátera no círculo cromático.

COMBINAÇÃO TRÍADE ISÓSCELES

Nessa maquiagem, ela usou cores amarelo, verde e rosa, que formam uma tríade isóceles. 

As cores verde, azul ciano e rosa, que formam uma tríade isósceles no círculo cromático. 

COMBINAÇÃO RETANGULAR 

Nessa maquiagem, ela usou as cores rosa, amarelo, verde e púrpura, que formam um retângulo no círculo cromático. 

COMBINAÇÃO MISTA     

Os exemplos abaixo são de maquiagem colorida com uma cor neutra

Nessa maquiagem, ela usou uma sombra lilás na pálpebra móvel e na pálpebra fixa, e depois esfumaçou a sombra preta na pálpebra móvel.  O restante da maquiagem é pele natural com batom lilás.

Na palpebra móvel, ela usou uma sombra marrom escura sem esfumaçar, no canto interno do olho uma sombra amarela, na palpebra fixa uma sombra laranja e no osso abaixo da sobrancelha uma sombra champangne. Na linha d´água ela aplicou o lápis preto e esfumaçou a sombra amarela na linha dos cílios inferiores. No blush e nos lábios a cor é laranja.

Nessa foto, ela usou uma sombra verde na pálpebra móvel e uma sombra preta no canto externo, aplicando essa mesma sombra no côncavo sem esfumaçar. Ela fez um contorno com blush laranja e aplicu nos lábios um batom laranja.

 

OBSERVAÇÃO: As americanas e as brasileiras, quando usam uma sombra colorida junto com uma sombra neutra, elas normalmente aplicam a técnica de esfumaçamento (que nada mais é, do que misturar as cores), com a marcação do côncavo com uma linha escura.  Para elas, o esfumaçamento neutraliza o colorido, não deixando ele tão destacado. Eu só não entendo, porque elas usam cores vibrantes, já que o objetivo é neutralizá-las, porque não fazer a maquiagem toda neutra.

Um exemplo dessa técnica de esfumaçamento é a primeira foto desse tópico.

Em relação à marcação do côncavo dos olhos com uma linha preta, mesmo quando se optou por usar uma cor vibrante, não conheço a explicação e ainda não entendi a razão.

As européias têm um estilo diferente, normalmente quando elas usam uma sombra colorida com uma sombra neutra, as cores não se misturam, pois elas gostam que o colorido fique destacado. Como pode ser visto na segunda e terceira foto desse tópico.

 

TEXTOS RELACIONADOS: