Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

MAQUIAGEM NATURAL, "MAQUIAGEM NUDE", MAQUIAGEM NEUTRA E MAQUIAGEM COLORIDA. QUAL A DIFERENÇA?

26/02/2016 14:07

Nos comentários do blog, são recorrentes os questionamentos sobre a utilização do termo “nude” na maquiagem. Não escapam aos olhos de muitos, mesmo daqueles que não tem uma noção exata da concepção artística dessa tendência (será que há alguma ?), que existe alguma incongruência entre muitas maquiagens e o significado da palavra nude, ou mesmo, aparenta haver alguma imprecisão entre essas maquiagens e os mesmos adjetivos que sempre lhe são atribuídos, ad nauseam: (atemporal, clássica, minimalista, elegante, sutil, poderosa, “a cara da riqueza” etc).

Então, nessa postagem, aproveitando o interesse de muitos leitores sobre o tema, apresentarei uma proposta de classificação da maquiagem, conceituando o que é a maquiagem natural (nude), a maquiagem neutra e a maquiagem colorida. Além de trazer alguns exemplos e comentar sobre como estes termos vêm sendo utilizados.

Eu não tenho a pretensão de julgar visões estéticas ou gostos pessoais. Meu objetivo não é julgar qual maquiagem é certa ou qual é errada. Muito menos pretendo moldar a forma de comunicação das pessoas. Nesta postagem, assim como em outras, realizo uma categorização da maquiagem para atender uma necessidade didática, possibilitando ainda uma melhor comunicação entre os leitores a partir de um léxico mais preciso.

 

CLASSIFICAÇÃO DA MAQUIAGEM

A depender do critério adotado a maquiagem comporta infinitas classificações e denominações. 

Se o critério for o estilo da maquiagem, ela pode ser: romântica, sensual, dramática, básica e muitos outros estilos.

 

1 - MAQUIAGEM ROMÂNTICA

2 - MAQUIAGEM SENSUAL

  

 

3 - MAQUIAGEM DRAMÁTICA

 

4 - MAQUIAGEM BÁSICA 

Outro critério que pode ser adotado para classificar a maquiagem manifesta-se em função das cores utilizadas para elaborá-la. Nesse caso, se as cores forem próximas à tonalidade da pele, a maquiagem é natural. Se as cores forem neutras, como marrom, cinza, preto, prata, dourado e branco, a maquiagem é neutra e se as cores forem vibrantes como rosa, lilás, azul, amarelo, laranja, verde e vermelho, a maquiagem é colorida.

Esse critério também podem ser usado em conjunto com outros, por exemplo, uma maquiagem pode ser romântica e natural, básica e natural, colorida e sensual, colorida e básica, neutra e dramática e muitas outras combinações. 

A depender do subtom da pele da pessoa e da intensidade do tom, a cor pode ter mais de uma classificação. O rosa que é colorido, pode ser também natural. O rosa claro, em pessoas brancas com subtom rosado, é natural; já o rosa médio ou rosa escuro, nessas mesmas pessoas é colorido. O rosa médio ou rosa escuro, em pessoas negras com subtom rosado, é natural; e o rosa claro nessas mesmas pessoas, é colorido. Assim, também com outras cores, como o marrom ou terra, que podem ser natural ou neutro.

 

1 - MAQUIAGEM NATURAL

A maquiagem natural é aquela que utiliza cores mais próximas ao tom e subtom da pele, e de uma forma sutil. 

Essa maquiagem seria a mais apropriada para se aplicar a denominação “nude”. Contudo, eu, particularmente, não gosto muito desse termo, por achá-lo uma grande fonte de confusões. Eu prefiro usá-lo no contexto de quem não usa maquiagem. 

O termo nude advém da moda (explicarei melhor em uma futura postagem). Na maquiagem, esse termo surgiu com maior intensidade entre a primeira e a segunda década do século 21. 

Ancorado nos aprimoramentos tecnológicos da indústria cosmética, a tendência do nude apareceu como uma celebração da pele. Proclamava-se a idéia de que os produtos ao invés de cobrir a pele passariam a fundir-se à mesma propiciando ao mesmo tempo a correção de defeitos sem ofuscar as características naturais. Era a idéia da transparência da maquiagem que se traduzia numa proposta de aplicação sutil dos produtos e do uso das cores.

Contudo, o que era para ser uma questão de pele foi desvirtuando-se em uma questão de cor. Com o crescente desvalor ao uso de cores, o croma foi sendo substituído pela luz e tudo passou a ser uma questão de dimensão, aonde os contrastes luminosos roubaram a cena, sendo o contorno facial o seu principal protagonista. 

Os contrastes luminosos levaram a uma utilização cada vez maior de maquiagem pesada (escondendo a pele) e a uma predominância de cores neutras. A tendência de olhos pretos (ou cores muito escuras) foi uma conseqüência previsível, conferindo um ar muitas vezes dramático à maquiagem.

A ironia dessa sucessão de tendências e estéticas (não há mais nada temporal do que algo que se proclama atemporal) é o fato delas agarrarem-se a um nome comum “nude makeup”, e aos mesmos adjetivos que são utilizados para caracterizá-los, com força cada vez maior à medida que mais se diferenciam.    

COMO ELABORAR

Para mim, essa é a maquiagem mais fácil de fazer, contudo é necessário conhecer algumas técnicas de maquiagem e saber identificar o tom e subtom da pele, como já explicado aqui: SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM

A base deve ser do mesmo subtom da pele, e o corretivo um tom mais claro; não se deve usar lápis de olho ou delineador; a máscara de cílios, se usada, deve ser de forma bem suave; e evite usar cílios postiços. Se desejar, pode-se usar uma iluminação suave na zona T, mas não faça contorno. As sobrancelhas podem ser corrigidas com uma maquiagem da mesma cor, evitando marcar muito. Os demais itens da maquiagem, como sombra, blush e batom, vão depender do subtom da pele.

 

- PELE COM SUBTOM ROSA

  

                1                                                           2   

               3                                                         4    

O blush nas pessoas com subtom rosado, deve ser rosa, contudo o tom do rosa vai variar a depender da cor da pele. Pessoas com a pele muito branca (exemplo 1 e 2), o tom deve ser rosa claro; pessoas com a pele morena clara (exemplo 3), o tom deve ser rosa médio; e pessoas com a pele negra (exemplo 4), o tom deve ser rosa escuro. 

O batom, em pessoas com a pele muito branca (exemplo 1 e 2), pode ser rosa claro, coral claro, cor de boca ou um brilho labial transparente; pessoas com a pele morena clara (exemplo 3), pode usar rosa claro ou um brilho labial transparente; e pessoas com a pele negra (exemplo 4), pode usar cor de boca ou um brilho labial transparente.

A sombra deve ser bem sutil, apenas para revitalizar as pálpebra dando um sopro de jovialidade. Nas pessoas com a pele muito branca (exemplo 1 e 2), pode ser rosa bem claro; pessoas com a pele morena clara, (exemplo 3), podem usar bege claro ou champagne; e pessoas com a pele negra, (exemplo 4), podem usar marrom.

 

- PELE COM SUBTOM AMARELO

    

O blush deve ser cor terra ou marrom claro.

O batom dever ser coral claro ou um gloss transparente.

A sombra deve ser marrom clara ou bege e aplicada sutilmente.

 

- PELE COM SUBTOM NEUTRO

O blush pode ser terra ou rosa.

O batom dever ser cor de boca, rosa claro ou um gloss transparente.

A sombra deve ser bege ou marrom clara e aplicada sutilmente

As maquiagens das fotos abaixo são consideradas, por muitos, como uma maquiagem natural, no entanto, pelo meu critério, esses dois exemplos são de maquiagens neutras.

Na 1ª foto, apesar das cores da base, do batom e da sombra estarem corretas para a maquiagem natural, o contorno está muito marcado, o que já descaracteriza a maquiagem natural, além disso, houve excesso  de iluminação. 

Na 2ª foto, a pele está perfeita para uma maquiagem natural, com as cores adequadas e sem qualquer excesso, porém olho preto não caracteriza uma maquiagem natural.

 

2 - MAQUIAGEM NEUTRA

           

A maquiagem neutra, como o próprio nome diz, é a maquiagem que utiliza cores neutras, como o marrom, o terra, o preto, o dourado, o prata e o branco.

Maquiagem neutra não é igual a maquiagem nude/natural. 

É importante saber que esse tipo de maquiagem pode deixar a pessoa com a aparência mais velha.

Essa maquiagem é neutra e não natural/nude porque possui: delineador preto, lapis de olho preto e sombra preta esfumaçada na linha dos cílios inferiores, cílios postiços e contorno bem marcado.

  

Essa maquiagem é neutra e não natural ou “nude” porque possui: cílios postiços, delineador preto, sombra esfumaçada preta e contorno muito marcado

Essa maquiagem é neutra mista e não natural ou "nude" porque possui: olhos bem marcados marrom cobre, blush bem marcado rosa e batom rosa claro.

Essa maquiagem é neutra e não natural ou “nude” porque possui: cantos internos dos olhos muito iluminados, sombra preta esfumaçada nas pálpebras e na linha dos cílios inferiores e contorno muito marcado.

Essa maquiagem é neutra e não natural ou “nude” porque possui: delineador fazendo “olho de gatinho” e contorno muito marcado.

 

Outros exemplos de maquiagem neutra

  

  

Outro clássico é a maquiagem neutra com batom vermelho, também por muitos erradamente denominada de maquiagem “nude” ou natural, a qual particularmente eu denominaria de mista, que abaixo explico melhor.

   

Algumas cores vibrantes, como o azul e o vinho, quando em tonalidades escuras são consideradas cores neutras, como podemos ver nos exemplos abaixo.

    

COMO ELABORAR

Para elaborar essa maquiagem é necessário saber quais são as cores neutras e os seus valores de luminosidade.

A cor do corretivo vai depender da função a qual ele vai se destinar. Se o corretivo for utilizado apenas para corrigir imperfeições da pele, ele deve ser um tom mais claro que a pele. Se o corretivo for utilizado para disfarçar manchas, deve-se seguir o ciclo cromático, e depois deve-se aplicar o corretivo um tom mais claro. Se o objetivo for criar uma pele com efeito bronzeado, o corretivo deve ter um tom mais escuro.

Para uma maquiagem neutra com a pele natural, a base deve ser do mesmo tom da pele, e para a maquiagem neutra com efeito bronze, a base deve ser um ou dois tons mais escuro.

O blush pode ser em tom de ameixa ou terra, ou fazer um contorno com o pó bronze. Evite fazer o contorno muito marcado, pois não deixa um efeito muito bonito na maquiagem.

 Nos olhos, pode-se usar sombras de cores neutras, cílios postiços, máscaras de cílios fortes e delineador.

O batom deve ser cor de boca ou cor neutra se o objetivo for uma maquiagem totalmente neutra. Mas se esse não for objetivo, pode-se usar um batom vermelho com a maquiagem neutra.

 

3 - MAQUIAGEM COLORIDA 

A maquiagem colorida é uma maquiagem que transmite jovialidade e alegria. 

Muitas pessoas, por não saber usar ou mesmo por medo de chamar atenção, evitam usar a maquiagem colorida.

A maquiagem colorida não é a maquiagem mais fácil de fazer, pois é necessário conhecer as cores, saber as possibilidades de combinações que existem, para que a maquiagem fique harmônica, ter criação artística, e mais do que em qualquer outra maquiagem, é fundamental usar produtos de qualidade, para evitar que, após algumas horas de uso da maquiagem, o efeito seja desastroso.

Estudar o círculo cromático é o primeiro passo para saber quais são as possibilidades de combinações de cores.

A maquiagem colorida é indicada para qualquer mulher, porém é necessário ter personalidade, pois uma maquiagem colorida, alegre e bonita vai sempre atrair os olhares.

As combinações podem ser monocromática, análogas, complementares e em tríade equilátera, em tríade isóceles, em retângulo e em quadrado, como pode ser visto nos dois círculos cromáticos abaixo:

 
 
 

Quando usamos uma cor neutra com qualquer uma dessas combinações, ou apenas com uma cor vibrante, temos uma combinação mista.

A única ressalva que eu faço, é que a cor do blush, em qualquer maquiagem, deve ser igual a cor do batom, porém as tonalidades podem ser diferentes. 

COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA 

 

COMBINAÇÃO ANÁLOGA

As cores amarela e laranja são análogas

Nos lábios, batom laranja no contorno e nos cantos internos e gloss amarelo no centro, esse efeito cria a ilusão de lábios maiores.

   

As cores amarela, azul, turquesa e verde são análogas entre si

As cores azul, violeta e rosa são análogas

As cores amarela, verde e oliva são análogas.

COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR

As cores laranja e azul turquesa são complementares

   

As cores verde e laranja são complementares.

 

As cores amarela e magenta (ou fúcsia) são complementares.

 

O verde e o rosa são complementares.

COMBINAÇÃO TRÍADE EQUILÁTERA

Nessas duas maquiagens, elas estão usando sombras azul ciano, amarelo e magenta, que formam uma tríde equilátera no círculo cromático. 

Na 1ª imagem, a sombra na linnha dos cílios inferiores é azul ciano, que quando esfumaçada com o amarelo refletiu uma cor esverdeada.

As cores azul, amarelo e vermelho formam uma triade equilátera no círculo cromático.

COMBINAÇÃO TRÍADE ISÓSCELES

Nessa maquiagem, ela usou cores amarelo, verde e rosa, que formam uma tríade isóceles. 

As cores verde, azul ciano e rosa, que formam uma tríade isósceles no círculo cromático. 

COMBINAÇÃO RETANGULAR 

Nessa maquiagem, ela usou as cores rosa, amarelo, verde e púrpura, que formam um retângulo no círculo cromático. 

COMBINAÇÃO MISTA     

Os exemplos abaixo são de maquiagem colorida com uma cor neutra

Nessa maquiagem, ela usou uma sombra lilás na pálpebra móvel e na pálpebra fixa, e depois esfumaçou a sombra preta na pálpebra móvel.  O restante da maquiagem é pele natural com batom lilás.

Na palpebra móvel, ela usou uma sombra marrom escura sem esfumaçar, no canto interno do olho uma sombra amarela, na palpebra fixa uma sombra laranja e no osso abaixo da sobrancelha uma sombra champangne. Na linha d´água ela aplicou o lápis preto e esfumaçou a sombra amarela na linha dos cílios inferiores. No blush e nos lábios a cor é laranja.

Nessa foto, ela usou uma sombra verde na pálpebra móvel e uma sombra preta no canto externo, aplicando essa mesma sombra no côncavo sem esfumaçar. Ela fez um contorno com blush laranja e aplicu nos lábios um batom laranja.

 

OBSERVAÇÃO: As americanas e as brasileiras, quando usam uma sombra colorida junto com uma sombra neutra, elas normalmente aplicam a técnica de esfumaçamento (que nada mais é, do que misturar as cores), com a marcação do côncavo com uma linha escura.  Para elas, o esfumaçamento neutraliza o colorido, não deixando ele tão destacado. Eu só não entendo, porque elas usam cores vibrantes, já que o objetivo é neutralizá-las, porque não fazer a maquiagem toda neutra.

Um exemplo dessa técnica de esfumaçamento é a primeira foto desse tópico.

Em relação à marcação do côncavo dos olhos com uma linha preta, mesmo quando se optou por usar uma cor vibrante, não conheço a explicação e ainda não entendi a razão.

As européias têm um estilo diferente, normalmente quando elas usam uma sombra colorida com uma sombra neutra, as cores não se misturam, pois elas gostam que o colorido fique destacado. Como pode ser visto na segunda e terceira foto desse tópico.

TEXTOS RELACIONADOS: