Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

MAQUIAGEM PARA CASAMENTO - NOIVAS - MAIS DE 200 FOTOS DE MAQUIAGEM

22/05/2016 17:56

MAQUIAGEM PARA EVENTOS

A maquiagem, para muitas mulheres, tornou-se algo indispensável no seu cotidiano, e cada vez mais com a inovação tecnológica surgem novos produtos com excelente qualidade, e a indústria movimenta milhões nesse mercado. Uma maquiagem bem feita é capaz de transformar uma pele, valorizar traços marcantes e expressões, além de disfarçar ou até cobrir imperfeições.

Existe um tipo de maquiagem para cada ocasião, para o trabalho, para balada e para os diversos tipos de eventos sociais, como casamento, formatura, 15 anos e muitos outros. Nessa série eu irei abordar os tipos de maquiagem para o diferentes tipos de eventos sociais.

A beleza é agradável aos olhos. Contudo, é essencial saber qual a maquiagem adequada para cada ocasião. 

 

 

 

1ª PARTE – MAQUIAGEM PARA CERIMÔNIA RELIGIOSA CATÓLICA

Como estamos em maio, mês de Maria, mãe de Jesus, mês das noivas, e em que também se comemora o dia das mães, em muitos países. Achei o momento totalmente apropriado para falar da maquiagem para noivas.

O casamento é um dia especial para muitas mulheres. Vestir um vestido branco de princesa e entrar em uma igreja toda enfeitada de flores, é um sonho de muitas mulheres, mesmo daquelas mais independentes. E nesse dia, elas querem estar lindas, perfeitas, serem o centro das atenções. Então, além de um belo vestido e de um belo penteado, é necessário uma bela maquiagem.

Nessa postagem quando me refiro a igreja, estarei me referindo à Igreja Católica Apostólica Romana.

A igreja não é contra o uso de maquiagem, desde que essa seja usada como adorno ou para corrigir pequenas imperfeições, realçando os pontos positivos. Jamais deve ser usada para transformar a pessoa em algo que ela não é, pois, dessa forma, estará engando o próximo, passando uma falsa imagem.

São Tomas de Aquino em sua Suma Teológica discorreu sobre a questão da construção do visual da mulher através do uso das vestes, acessórios e cosméticos.

Santo Tomás de Aquino

II-II Parte – Questão 169

Artigo 2

Quando questionado se os adornos das mulheres estão isentos de pecado mortal, ele respondeu:

“Em relação aos adornos das mulheres, devem-se fazer as mesmas observações antes feitas, em geral, sobre a apresentação exterior, destacando, porém, algo especial, ou seja, que os adornos femininos despertam a lascívia nos homens, segundo o livro dos Provérbios: ‘Eis que essa mulher lhe vem ao encontro, trajada qual prostituta, toda insinuação’.

No entanto, pode a mulher, licitamente, empenhar-se por agradar ao marido, para evitar que ele, desdenhando-a, venha a cair em adultério. Por essa razão, se diz na primeira Carta aos Coríntios: A mulher casada preocupa-se com as coisas do mundo: ela procura como agradar o marido”.

Portanto, se a mulher casada se enfeita para agradar ao marido, pode fazê-lo sem pecado. Mas as que não têm marido nem os querem ter e vivem em celibato, não podem, sem pecado, querer agradar aos olhos dos homens, para lhes excitar a concupiscência, porque isso seria incentivá-los a pecar. Se, pois, se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente.

Então, podemos entender que a igreja vê a maquiagem como uma forma de adorno que denota cuidado com a aparência para agradar: no caso das casadas, ao marido, e no caso das solteiras, para atrair um marido. Porém quando usada para obter um prazer sensual, excitando a luxuria, um dos sete pecados capitais, é errado, portanto pecado.

Outra questão que deve ser considerada na maquiagem de uma noiva são as cores litúrgicas da igreja, e o que cada uma delas significa.

– Simboliza alegria, ressurreição, vitória e pureza.

 - Simboliza o fogo do amor da caridade e do martírio

 - Simboliza a cor das plantas e árvores, prenunciando a esperança da vida eterna.

 – Simboliza alegria dentro de tempo destinado à penitência.

 -.Simboliza recolhimento, serenidade,  penitência e dor.

 – Simboliza tristeza, dor e luto.

Daí o fato do branco ser a cor das noivas. E como o preto e o roxo estão relacionados à dor e à tristeza, deve-se evitar usar essas cores no casamento.

 

 

 

CARACTERÍSTICAS DA MAQUIAGEM

A imagem da noiva concretizada nas fotos, nos vídeos e na memória de convidados deve ter um padrão indiscutível de perfeição e beleza.

A maquiagem da noiva deve simbolizar alegria, doçura e romantismo. Essa imagem pode ser obtida através do uso das cores abertas, como o rosa, o azul, o coral, o verde, o lilás, o dourado e o vermelho.

 

A maquiagem de uma noiva para a cerimônia religiosa não deve ser carregada de drama, melancolia, expressada através das cores muito escuras como o preto e o roxo, o azul escuro e outras. Como também, a maquiagem com colorido muito forte, expressando sensualidade.

Em minha opinião, a noiva não deveria usar nada de preto na maquiagem, mas caso queria muito usar pode-se fazer um suave contorno com lápis de olho na linha inferior dos cílios (raiz dos cílios) ou fazer um pequeno esfumaçado no canto externo dos olhos.

 

 

COMO ELABORAR A MAQUIAGEM    

Para elaborar a maquiagem da noiva, deve-se levar em consideração o horário da cerimônia, a decoração da igreja, as características do vestido e do buquê e, principalmente, a personalidade da noiva.

Casamentos diurnos pedem maquiagens mais leves e um visual em tons pastéis. 

Casamentos em área abertas, como no campo, pedem uma maquiagem bem colorida, porém suave como pede a ocasião.

Casamentos noturnos são uma ótima ocasião para quem quer apostar no brilho e no glamour.

A decisão de fazer a maquiagem de noiva sozinha é muito pessoal, e devem ser levados em conta o nível de habilidade e os materiais que você tem à disposição para fazer a sua maquiagem. Além disso, fazer a sua própria maquiagem no dia do seu casamento pode gerar estresse.

Nesse dia, deve-se buscar aquele profissional que você confia para fazer a maquiagem perfeita que você sonhou para esse momento. Caso chegue à conclusão que é capaz de fazer a própria maquiagem, faça alguns testes dias antes e siga as dicas a seguir:

1. Faça qualquer procedimento dermatológico na pele com, pelo menos, um mês de antecedência, para evitar vermelhidão, e uma limpeza mais profunda com duas semanas de antecedência para evitar irritação;

2. Embora a proximidade do dia do casamento cause ansiedade em muitas mulheres, na véspera se faz necessário o controle dessa ansiedade para que se tenha uma boa noite de sono. Não se esqueça que o sono saudável é o melhor cosmético para o rosto;

3 - Use cosméticos com qualidade profissional e à prova de água. Não há como evitar: noivas choram, se emocionam, abraçam, beijam e dançam empolgadamente durante a festa. Portanto, as chances de borrar a maquiagem com lágrimas e suor é grande.  Se desejar, use produtos com efeito HD, e com antecedência, verifique todos os cosméticos e certifique-se de sua qualidade;

4 – Caso deseje usar cílios postiços, avalie bem a qualidade da cola e pratique muito a técnica de aplicação, para evitar que os mesmos caiam durante a cerimônia. Dê preferência a cílios individuais - eles são uma excelente maneira de fazer seus olhos se destacarem e o olhar ficar mais sutil. Use diferentes comprimentos, alinhando-os entre seus cílios naturais, para criar um efeito mais natural;

5 - Sombras não devem ter tons agressivos e escuros. Evite usar delineador muito forte nas linhas dos cílios inferiores e superiores. Caso queria muito usar uma sombra preta use em pequena quantidade no canto externo dos olhos e a esfumasse com uma sombra clara.

Quando usar sombra preta nas pálpebras, evite usar lápis preto na linha dos cílios inferiores ou na linha da água;

6 - Caso o vestido seja decotado deixando alguma parte do corpo, como ombro, pescoço e colo descobertos, não se esqueça de maquiar essas áreas;

7 - Algumas noivas tendem a escolher uma maquiagem mais natural, porém natural não é sinônimo de invisível. Essa não é a hora de apostar no look estilo "cara lavada". A ideia desse tipo de maquiagem é válida: apenas realçar os pontos positivos. Porém, a maquiagem minimalista pode dar a impressão de que a noiva está pálida e sem cor - um efeito não muito bacana para esse dia e que não combina em nada com fotos e flashes. A noiva precisa deixar claro que planejou e está preparada para um dos momentos mais importantes da sua vida;

8 - Para finalizar a makeup e garantir que a pele permaneça sequinha até o fim da cerimônia, aplique pó translúcido em algumas áreas do rosto: raiz do cabelo, embaixo do blush e lateral do nariz. Só tome cuidado para não pesar a mão e parecer muito branca ou manchada sob o flash.

9 - Siga os passos de como elabotar uma maquiagem perfeita clicando aqui: SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM

 

 

 

GALERIAS DE FOTOS

Como essa postagem se refere a maquiagem para cerimônia religiosa católica, eu classifiquei as fotos nas galerias abaixo usando nomes ou eventos ligados a religião.

 

MAQUIAGEM FRANCISCANA

 

Assim como São Francisco de Assis abriu mão de toda a sua fortuna, a maquiagem franciscana é a ausência de cores, muitas vezes apenas com uma preparação de pele, e, em alguns casos, com um leve brilho nos lábios e/ou uma leve máscara de cílios.   

Em minha opinião, a maquiagem franciscana é adequada para uma cerimônia civil. A cerimônia religiosa exige um pouco mais de preparação, mesmo para aquelas mulheres que não tem o costume de se maquiar. O dia do casamento é um dia especial, e se não quiser usar uma maquiagem mais colorida, aqui chamada de pascoal, pode usar a maquiagem natural com um pouco mais de cor, aqui chamada de Mariana.

 

MAQUIAGEM FRANCISCANA

Itens: 1 - 4 de 9
1 | 2 | 3 >>

                                                

MAQUIAGEM MARIANA

É a maquiagem que remete à imagem da Virgem Maria, em muitas obras artísticas atuais, com expressão de ternura e as feições do rosto coradas.

Essa maquiagem é adequada para cerimônias vespestinas ou para cerimônias noturnas, em noivas que não têm muito o hábito ou não goatam de usar maquiagem. 

MAQUIAGEM MARIANA

Itens: 1 - 4 de 25
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

                                            

MAQUIAGEM PASCOAL

Pácoa é alegria, ressureição do Nosso Senhor Jesus Cristo, e a maquiagem páscoal remete a essa alegria, com uso de cores vivas.

MAQUIAGEM ´PASCOAL

Itens: 1 - 4 de 168
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Aqui também tem a galaeria com fotos de maquiagem com olhos muitos carregados no drama ou na sensualidade,  e em minha opinião esse tipo de maquiagem não é adequado para uma cerimônia religiosa.  

MAQUIAGEM DRAMÁTICA

Itens: 1 - 4 de 36
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>