Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

MAQUIAGEM PARA EVENTOS - 2ª PARTE - DEBUTANTE

24/08/2016 17:25

 

Debutante é o termo originário da palavra francesa DEBUT, que significa iniciar, estreiar. E é comumente utilizado para designar a adolescente que completa 15 anos.

 
 
BAILE DE DEBUTANTE
 

O baile de debutantes surgiu no século XVIII, nos reinos da Europa, sobretudo nos locais em que hoje conhecemos como França, Inglaterra, Alemanha e Áustria.  Na nobreza, quando as meninas tinham entre 15 e 17 anos, as famílias realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher, e que já estava pronta para ser uma boa esposa e uma boa mãe.

O baile tinha um ritual, no início a menina apresentava-se com um vestido de características ainda infantis. E a meia noite, ela vestia um vestido de gala para dançar com o pai. Essa troca de vestido simbolizava a transformação da menina em mulher.

As danças executadas nesses bailes variavam de acordo com os costumes locais. Contudo, a valsa tornou-se a dança oficial desse evento.

A ORIGEM DA VALSA PROVOCA INÚMERAS DISCUSSÕES ENTRE ESTUDIOSOS. HÁ OS QUE DEFENDEM QUE A VALSA SURGIU NA ITÁLIA DO SÉCULO XVI. CONTUDO, A IDÉIA MAIS ACEITA É QUE A DANÇA TENHA SURGIDO ENTRE OS SÉCULOS XII E XIII, COMO UMA EVOLUÇÃO DE DANÇAS CAMPONESAS AUSTRÍACAS E ALEMÃS. NEM SEMPRE A VALSA FOI SINÔNIMO DE CLASSE E ELEGÂNCIA: OS INGLESES, POR EXEMPLO, A CONSIDERARAM SUJA E IMORAL NO SÉCULO XIX, POIS VIAM COMO UM VERDADEIRO ABSURDO O HOMEM ENVOLVER A MULHER COM OS BRAÇOS.

Após a Revolução Francesa de 1789, essa tradição passou a ser exclusiva para a moça que completava 15 anos, e estava debutando para a sociedade.

A partir do final do século XVIII, essa tradição de baile de debutantes chegou com toda a força aos países colonizados, como Estados Unidos e Brasil.

No Brasil, apenas no século XX, na década de 50, que esse baile, deixa de ser exclusivo da classe alta, e torna-se popular nas famílias de classe média.

Na metade do século XX, esse baile, que até o momento era predominantemente individual, passou a ser coletivo e realizado em grandes clubes.

Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade, gerando até colunas sociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. No final da década de 80, as meninas passaram a preferir viagens no lugar da festa.

Em meados dos anos  90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivou algumas tradições como a troca do vestido.

Atualmente, existem várias adaptações para o ritual desse baile. Na versão mais usual, o ritual inicia-se com o pai da debutante trocando seus sapatos de menina por um de salto alto, mostrando que ela já está pronta para dar passos mais independentes. À meia noite, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Inicialmente ela dança com o pai e depois com um príncipe (que é um artista ou o namorado).

Antigamente o vestido de gala era tradicionalmente branco. A partir do século XX, a cor mais usada é o rosa, mas também outras cores, como azul, peróla, dourado, verde e outras.

VESTIDOS DE DEBUTANTES

Itens: 1 - 8 de 20
1 | 2 | 3 >>

CARACTERÍSTICAS DA MAQUIAGEM  DA DEBUTANTE

A maquiagem deve harmonizar com a cor do vestido, e principalmente com a personalidade da pessoa. Mesmo que, simbolicamente, comemorar 15 anos represente a passagem da menina para a mulher, a debutante é uma adolescente. Portanto, a maquiagem deve ser adequada para as características faciais dessa idade, e sem excesso ou exageros.

Todos os  tipos de maquiagem são permitidos, neutra, colorida, natural. Assim como todos os tipos de estilo, romântico, moderno, e outros.  Contudo,  o estilo excessivamente dramático não é adequado para uma debutante.

Caso deseje usar uma sombra preta, evite esfumaçá-la na linha dos cílios inferiores, pois deixa um olhar muito pesado, e até mesmo triste.

Para saber como fazer a maquiagem click aqui: SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM

MAQUIAGEM PARA DEBUTANTE

Itens: 1 - 8 de 18
1 | 2 | 3 >>