Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

TIPOS DE REMOVEDORES E HARTES FLEXÍVEIS PARA MAQUIAGEM

17/02/2016 13:34

Remover a maquiagem todos os dias é fundamental para deixar a pele respirar, evitando o fechamento dos poros, aparecimento de manchas, cravos, espinhas e envelhecimento precoce. Os danos ainda se estendem aos cílios, que podem ficar ressecados e quebradiços caso o rímel não seja retirado de forma adequada.

Nos últimos anos, os tipos de removedores de maquiagem se multiplicaram no mercado. Com tantas opções no mercado, às vezes fica difícil escolher ou, até saber se estamos usando o demaquilante correto.

 

1 - LENÇOS REMOVEDORES      

São práticos, descartáveis e fáceis de lavar na bolsa. 

Eu uso e gosto muito, pois remove bem a maquiagem. Mas, o grande problema é que hoje existem no mercado várias marcas e algumas delas podem causar irritação na pele, pois isso já ocorreu comigo. 

Muitas marcas renomadas e testadas oftalmologicamente causaram irritação nos meus olhos, mas cada pessoa é única, e o que aconteceu comigo não quer dizer que vai acontecer com outra pessoa. Por isso, fazer a indicação de um produto em específico não é algo recomendado.

Uma marca que eu gosto muito e que remove qualquer maquiagem e nunca me causou irritação é o da Purederme.

 

2 - REMOVEDOR CREMOSO

   

É mais indicado para a pele seca ou mais madura, pois é rico em hidratantes. Quem tem pele oleosa deve evitar usar esse demaquilante, pois o mesmo contém em sua composição mais óleo do que água e pode acabar aumentando a oleosidade da pele e favorecendo o surgimento de acne cosmética. Após o uso desse demaquilante deve-se lavar a pele.

 

3 - REMOVEDORES À BASE DE ÁGUA

Existem dois tipos de removedores à base de água: os tônicos de limpeza e a água micelar.

O tônico de limpeza deve ser usado em adição a outro removedor, pois ele sozinho não é eficaz. Ele tem propriedade calmante para pele. 

Água micelar é a formula mais moderna de demaquilante, porque remove a maquiagem e as impurezas da pele suavemente, não necessitando de enxágüe após o uso. Também possui efeito calmante dispensando o uso de tônicos.

Ela é livre de álcool e agentes químicos, sendo indicada para todos os tipos de pele, principalmente pele sensível e também pode ser usada na área dos olhos.

 

4 - REMOVEDOR BIFÁSICO 

     

O bifásico é uma mistura heterogênea de água e óleo, indicado para peles normais, secas e sensíveis.  A porção aquosa garante a ação emoliente, o que torna a aplicação suave, enquanto a oleosa é responsável pela hidratação. Deve ser bem agitado antes de usar, para misturar os dois componentes.

Ele possui ativos que previnem irritações e podem ser usados nas áreas dos olhos, contudo recomendo um teste antes de usar.

 

5 - ÓLEO REMOVEDOR  

     

É altamente eficaz para remoção de maquiagem pesada e à prova de água. Pode ser usado por todos os tipos de pele. As pessoas com pele oleosa devem evitar o uso exagerado, devendo aplicar o produto apenas na parte que a maquiagem esteja mais difícil de sair. Deve-se lavar com sabão e água após o uso.

 

6 - REMOVEDOR À BASE DE LEITE

     

É indicado para todos os tipos de pele, principalmente para as peles secas e sensíveis.

Remove a maquiagem, incluindo a área dos olhos. Hidrata a pele e não causa irritação. Depois do uso é recomendado lavar o rosto com água e sabão.

 

7 - REMOVEDORES EM GEL, ESPUMA, EMULSÃO E LOÇÃO

             

Removem levemente a maquiagem como batom, sombra e blush, não são apropriados para maquiagem pesada ou à prova de água. São indicados para todos os tipos de pele. No caso da espuma deve-se enxaguar o rosto após a aplicação, já os demais deve-se lavar o rosto com sabão e água.

 

V – UTENSÍLIOS PARA REMOVER A MAQUIAGEM

1 – ALGODÃO - para fazer a limpeza de pele e remoção de maquiagem. Os tipos mais apropriados são:

- EM DISCO

- EM BOLA

 

2 – MÁGICA MOEDA DE TOALHA

São 100% de tecido de algodão, são excelenteS para fazer limpeza de pele. Basta molha, que ela se transforma em uma toalha de limpeza.

 

VI - HASTE FLEXÍVEL

         

Possui vários formatos de extremidade e podem ser usados como auxiliadores na maquiagem ou mesmo como aplicadores de maquiagem.

A haste flexível, não deve substituir os pincéis ou as esponjas de maquiagem, visto que ela não proporciona um acabamento tão profissional como esses acessórios. Dessa forma, ela deve ser mais uma ferramenta para auxiliar na elaboração da maquiagem. Mas, em uma situação que não se tenha acesso ao pincel ou a esponja, ela pode ser muito útil, basta a pessoa ter habilidade e conhecimento de como usar cada modelo. 

TIPO 1 – possui as duas extremidades com ponta bem fina. Pode ser utilizada para:

- Aplicar sombra na linha dos cílios inferiores: umedeça um pouco a extremidade da haste com fixador de maquiagem, passe na sombra e aplique na linha dos cílios inferiores. Se desejar esfumace essa sombra com o tipo 3.

- Fazer o olho de gatinho definido: passe a ponta da haste no delineador e faça o olho de gatinho. Para saber o traço do olho de gatinho click aqui: GUIA COMPLETO SOBRE A MAQUIAGEM DOS OLHOS

- Corrigir o borrão de delineador ou batom: umedeça a ponta com um pouco de removedor de maquiagem e passe no local borrado.

- Limpar excesso de maquiagem nos cantos dos olhos.

- Passar iluminador de forma precisa no arco do cupido.

- Fazer o contorno da sobrancelha com sombra. Passe a haste na sombra e faça o contorno em toda a sobrancelha ou apenas nos locais falhados.

- Passar a cola nos cílios postiços.

- Remover a maquiagem que caia dentro dos olhos: umedeça uma das ponta da haste em soro fisiológico e passe suavemente dentro dos olhos para remover a maquiagem e depois retire a sobra com o lado seco.

TIPO 2 – possui as duas extremidades de forma achatada. Pode ser utilizado para:

- Aplicar sombras nas pálpebras. Se a sombra for cremosa, aplique com a haste seca, mas se a sombra for em pó dê uma umedecida na ponta com fixador de maquiagem. Em ambos os casos, não esfregue a haste na pálpebra, vá aplicando dando leves batidinhas. 

- Aplicar corretivo na parte abaixo dos olhos e em pontos pontuais, como manchas e espinhas.

- Esfoliar os lábios de forma suave – umedeça uma extremidade com água e a outra com pouco de hidratante, passe primeiro a água nos lábios e depois passe o hidratante e massagei os lábios fazendo movimentos em círculos. Dessa forma os lábios estarão prontos para receber qualquer batom.

TIPO 3 – semelhante à haste flexível comum (cotonete), mas as pontas são mais arredondadas. São mais adequadas para:

- Esfumar o lápis rente à linha dos cílios inferiores: passe o lápis bem rente à linha dos cílios inferiores e depois esfregue suavemente a haste de um lado para outro.

- Aplicar iluminação no canto interno dos olhos.

- Aplicar micro pigmentos ou glitter nos olhos.

- TIPO 4 – possui as duas extremidades em forma de espiral. Pode ser utilizado para:

- Remover o excesso ou as bolinhas da máscara de cílios. Com haste seca passe suavemente nos cílios.

- Remover totalmente a máscara de cílios – aplique removedor e esfregue suavemente nos cílios.

- TIPO 5 – possui uma extremidade com a ponta bem fina e outra com a ponta achatada. Tem a mesma utilidade do tipo 1 e do tipo 2. 

 
 

TEXTO RELACIONADO:

SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM