Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

TUDO SOBRE O PÓ FACIAL

03/11/2015 15:54

       

Dando continuidade à série, pré-requisitos para elaboração de uma perfeita maquiagem, hoje eu vou falar do pó facial. Click no link - SÉRIE: PRÉ-REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PERFEITA MAQUIAGEM

Atualmente no mercado existem diferentes consistências para pó facial com diferentes funções. Conhecer suas funções e saber como aplicá-lo é fundamental. Pois um pó aplicado inadequadamente pode realçar as linhas de expressão, pequenos defeitos e não dar o resultado desejado. 

Um dos pós mais antigos  usados pelas mulheres é o pó de arroz.

 
   

BREVE HISTÓRIA DO PÓ DE ARROZ

          

O pó de arroz é um amido refinado obtido a partir do grão de arroz, conhecido cientificamente como oryza sativa.

O arroz tem sido utilizado como um tratamento de beleza natural por milhares de anos, para aliviar a inflamação associada com doenças de pele e para a limpeza e amaciamento da pele.

Desde o século XVI, ele vem sendo usado pelas gueixas japonesas na maquiagem, porque pele branca sempre foi sinônimo de riqueza no Japão.

        

Na Indonésia as mulheres embebiam o arroz na água até formar uma camada superior de espuma branca. Elas retiravam essa espuma e deixavam desidratar para forma o pó que era utilizado para a maquiagem e tratamento da pele.

A água do arroz é considerada um emoliente natural para retardar o envelhecimento da pele.

Atualmente o amido do arroz (oryza sativa) ainda é usado como uma das matérias-prima na fabricação de alguns pós de maquiagem, como o translúcido.

 
 

CONSISTÊNCIA  DOS PÓS

PÓ COMPACTO - Ajuda a fixar a base, proporcionando uma melhor cobertura, dá um acabamento sedoso à pele e diminui a oleosidade do rosto.

    

PÓ SOLTO -  As partículas soltas retiram o brilho excessivo da pele e prolongam o efeito da base e do corretivo.

    

PÓ METEORITOS, PÉROLAS OU BOLINHAS – Ajudar fixar a base e dá luminosidade ao rosto. Pode ser de uma única cor ou de várias cores.

O primeiro pó meteorito foi lançado em 1987, pela empresa francesa Guerlain. São 6 cores de bolinhas: rosa para um aspecto saudável, verde para diminuir a vermelhidão, lilás para absorver e refletir a luz, branco para clarear, dourado e pérola para iluminar (segundo descrição da própria empresa).

       

 

OBSERVAÇÃO: Hoje no mercado existe um pó facial sem conservantes, bastante popular chamado de pó mineral. O pó mineral não é uma consistência e nem uma categoria funcional de pó, é apenas uma nova formulação para o pó facial. Por isso é encontrado nas consistência  compacta e solta, e existem diferentes pós minerais destinados a diversas funções.

         

 

TIPOS DE PÓ DE ACORDO COM A FUNÇÃO

PÓ FACIAL – É o mais comum. Ele fixa a base, diminui a oleosidade e confere um acabamento sedoso à maquiagem. Tem nas 03 consistências . Deve-se usar o pó no mesmo tom da base. Caso você deseje clarear um pouco a base, pode utilizar o pó um tom mais claro. 

    
     
 
 

PÓ FACIAL ILUMINADOR -  É utilizado para iluminar as regiões do rosto que você quer evidenciar. Tem na consistência compacta e bolinha. Normalmente apresenta-se em tonalidades de rosa ou dourado. 

    

 

PÓ FACIAL BRONZE – Se ele tiver brilho pode ser usado para dar um leve efeito bronzeado a pele. Tem na consistência compacta e bolinha. Deve ser um tom a mais que o da pele.

    

Caso não tenha brilho, ele é adequado para fazer o contorno. É encontrado na consistência compacta. Para saber onde contornar click no link - CONTORNO FACIAL: O QUE É, BREVE HISTÓRIA E COMO APLICAR

Deve-se utilizar um ou dois tons mais escuro do que a pele. Acima de dois tons pode ficar exagerado.

             

   

PÓ FACIAL TRANSLÚCIDO - Possui uma textura finíssima, pode ser em tons de branco ou rosado, não confere cor a pele. Pode ser solto ou compacto. É indicado para finalizar a maquiagem, tirando o excesso de brilho e conferindo um aspecto acetinado a pele.

    

 

COMO APLICAR OS PÓS:

O pó pode ser aplicado sozinho ou depois da base. Se você usar o pó sem base, ele vai apenas retirar o brilho da pele, seja ela normal, oleosa ou mista. Em caso de pele seca, não é recomendável usá-lo sozinho, porque pode deixar um efeito craquelado.

 

1 -  PÓ COMPACTO 

1 .1  - PÓ FACIAL - Deve ser aplicado após a base. Passe levemente o pó no pincel ou na esponja, retire o excesso e aplique no rosto (exceto na região dos olhos, pois pode acumular nas pequenas linhas ou craquelar o corretivo) ou na zona T (testa, nariz e queixo). em leves movimentos de dentro para fora. Depois, passe o pincel leque  para remover o excesso.

ACESSÓRIOS: Esponjas e Pincel fofo

   
 
 

1.2 - PÓ FACIAL ILUMINADOR -  Na região que ele for aplicado não deve-se utilizar outro pó por baixo.  Ele deve ter contato apenas com a base. Pass levemente o pó no pincel, retire o excesso e aplique dando leves  batidinhas, na região indicada pelas linhas pontilhadas na figura abaixo.

     

 ACESSÓRIOS - Pincel chanfrado.     

     

 

1.3 - PÓ FACIAL BRONZE - Deve ser aplicado após a base. Passe levemente o pó no pincel ou na esponja, retire o excesso e aplique na região da zona T (texta, nariz e queixo), em movimentos leves de dentro para fora.

ACESSÓRIOS: Esponjas ou pincel fofo   

   
 

1.4 - PÓ FACIAL TRANSLÚCIDO - É o ultimo ítem da maquiagem. Passe levemente o pó no pincel ou na esponja, retire o excesso e aplique em leves movimentos de dentro para fora, e retire o excesso com pincel leque.

ACESSÓRIOS: Pincel duo fiber.

  
 
 

2 - PÓ SOLTO 

2.1 - PÓ FACIAL - Passe levemente o pó no pincel ou na esponja, retire o excesso e aplique no rosto ou na zona T (testa, nariz e queixo) dando leves batidinhas. Depois, passe o pincel leque para remover o excesso.

ACESSÓRIOS: Esponjas fofas ou pincel fofo

 
 
    

2.2 - PÓ FACIAL TRANSLÚCIDO - Passe levemente o pó no pincel ou na esponja, retire o excesso e aplique dando leves batidinhas. Retire o excesso com pincel leque.

ACESSÓRIOS: Esponjas fofas ou pincel fofo.

        
          
        
 

3 - PÓ METEORITO OU BOLINHA

3.1 PÓ FACIAL - Passe levemente o pó no pincel ou na esponja, retire o excesso e aplique no rosto (exceto na região dos olhos, pois pode acumular nas pequenas linhas ou craquelar o corretivo) ou na zona T (testa, nariz e queixo), dando leves batidinhas. Depois, passe o pincel leque  para remover o excesso.

ACESSÓRIOS: Pincel fofo

             
 
 

3.2 - PÓ FACIAL ILUMINADOR - Da mesma forma do compacto. 

 

3.3 - PÓ BRONZE - Passe levemente o pó no pincel ou na esponja, retire o excesso e aplique na região da zona T (testa, nariz e queixo) e nas maças, dando pequenas batidinhas. Retire o excesso com o pincel leque.

ACESSÓRIOS: Esponjas ou pincel fofo   

             
 
 

4 - PÓ MINERAL: Coloque um pouco do produto no pincel ou na esponja, retire o excesso na mão. O compacto pode ser aplicado em todo o rosto, exceto na área dos olhos, pois pode acumular nas linhas, ou apenas na zona T, em movimentos leves de dentro para fora. O solto pode ser aplicado em todo o rosto, dando leves batidinhas

ACESSÓRIO PARA O COMPACTO 

  

ACESSÓRIOS PARA O SOLTO