Mary Lyrio


marydauto@yahoo.com.br
marydtlyrio@gmail.com

VINTAGE MAKEUP SÉCULO XX: DA ERA EDUARDINA À DÉCADA DE 30

01/08/2015 15:41

                                  RECRIANDO                            

                                                            AS DÉCADAS   

                                                            DE 10, 20 E 30. 

 

ERA EDUARDINA – 1901 A 1910

No início da época Eduardina, a  pintura facial ainda só era ostentada pelas atrizes de palco. Uma mulher ainda não podia ser vista a não ser com o seu rosto natural.

As únicas exceções eram o rouge e o pó de arroz. O rouge era aplicado nas bochechas, testa e apenas uma mancha sobre os lábios. O primeiro rouge foi inventado em 1863.

A imagem da garota de Gilbson ainda era referência.

Mas tudo isso foi mudando em curto tempo. Londres lançou seus "balcões de cosméticos” em 1909. Nestes balcões, as mulheres podiam experimentar os cosméticos antes de ter que comprá-los.

Mesmo já existindo várias perfumarias, foi no século XX que começaram a se popularizar com o surgimento da Helena Rubinstein (1903), Papier Poudre (1903), a Coty (1904), Pat Princess (1907), Harriet Hubbard (1907), Max Factor ( 1909) e L'Oréal (1909).

 

DÉCADA DE 10

As primeiras inovações reais no desenvolvimento de cosméticos de beleza para as mulheres modernas surgiram na década de 1910, durante e após a Primeira Guerra Mundial.

A primeira mascara comercial de cílios foi criada em 1913 por Tom Lyle Williams que fez uma homenagem a sua irmã Maybel, dando o nome de Maybelline.

Até o início do século ainda não existia o temo makeup, o qual foi criado por mMax Factor quando lançou a sua primeira linha de cosméticos para pintar o rosto com o nome makeup.

Em 1914, Max Factor introduziu o pancake maquiagem juntamente com as primeiras sombras comerciais de olho à base de extratos de henna.

O batom foi inventado em 1915 por Maurice Levy.

Em 1917, Maybelline melhorou a formula da máscara de cílios, passando a ser uma massa compacta que era aplicada com um pincel úmido.

Max Factor, Helena Rubinstein, Elizabeth Arden e Coty começaram a produzir os seus próprios batons incorporando suas próprias receitas e cores secretas. Mas foi em 1920 que o real sucesso comercial desses cosméticos começou a decolar em todo o mundo.

Os lábios eram escuros e desenhados, sobrancelhas foram desenhadas e blush era aplicado em quase todo o rosto.Olhos eram escurecidos com sombra preta ou marrom cobrindo as pálpebras. As cores de sombras de olhos que eram populares na época incluíam cinza, verde, marrom e preto.

Max Factor, que abriu seu salão em Los Angeles em 1909, já estava fazendo seu nome com seu trabalho no estúdio de Hollywood. Ele ajudou a criar vários looks de maquiagem do cinema e entre eles o da atriz Theda Bara, na primeira versão de Cleópatra em 1917. Outro ícone de hollywood nesta época foi  Lillian Gish. Os olhos estavam fortemente marcados, as pálpebras bem pintadas e com o delineado puxando para fora. Este estilo de maquiagem nos olhos ficou conhecido como olhar Vamp Hollywood

        SALÃO MAX FACTOR

  Theda Bara                                    Lillian Gishz     

O impacto desses filmes sobre as mulheres foi considerável. Nesta época, sai de cena a Garota Gilbson  e começa a surgir as primeiras Garotas Flappers, ou Melindrosas como eram conhecidas no Brasil. Era uma geração de mulheres do pós guerra que abandonaram o espartilho, começaram a usar saias 4 dedos acima do tornozelo e a cortar os cabelos. O Ballet Russes, fenômeno em Londres em 1912, influenciou também a maquiagem da época.

Nesta década, o estilo de maquiagem teve duas fases, a fase durante a guerra e a fase pós guerra

CARACTERISTICAS DA MAQUIAGEM DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Base - era usada dois tons mais claro que a pele.

Pó de arroz - era utilizado para dar o acabamento pérola.

Bochechas – o rouge, como era conhecido o blush na época, era de cor rosa e aplicado em grande quantidade de forma triangular nas bochechas.

Labios – o rouge era aplicado contornando os lábios. As cores mais usadas eram o vermelho e o cereja

Sombra – as pálpebras eram pintadas de marrom ou verde, e os olhos levemente delineados.

Cílios – a primeira versão da mascara da Maybelline não era muito bem aceita. Os cílios eram bem penteados.

Sobrancelhas – bem marcadas.

CARACTERISTICAS DA MAQUIAGEM APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Neste período as mulheres começaram a copiar o estilo de maquiagem das estrelas de Hollywood.

Base – ainda era usada dois tons mais claro que a pele.

Pó de arroz – ainda era utilizado para dar o acabamento pérola.

Bochechas – o rouge continua sendo rosa, só que agora ele descia um pouco mais no rosto.

Labios – o batom já tinha sido inventado e era aplicado no centro da boca, formando o “arco do cupido”. Entretanto essa característica vai ser mais acentuada na década de 20. As cores mais usadas continuavam sendo o vermelho e o cereja.

Sobrancelhas – eram bem marcadas.

Sombra – a cor era preta ou marrom escuro e os olhos eram bem marcados e levemente puxados no canto externo, já iniciando um pouco o estilo vamp de hollywood que vai ter seu ápice na década de 20.

Cílios – mascara era a grande novidade e nenhuma mulher poderia resistir em melhorar seus cílios

 

DÉCADA DE 20

As inovações cosméticas da década de 1910, batom, sombra, mascara de cílios, pancake e etc, de marcas como Maybelline, Max Factor e Helena Rubinstein, passaram a ser amplamente usados em toda a América e Europa.

Maquiagem desempenhou um papel enorme em ajudar as mulheres a se recuperarem dos horrores da guerra, e afirmar o seu novo senso de poder feminino. Além disso, após a Primeira Guerra Mundial, houve um desequilíbrio na proporção de homens para a de mulheres e com isso, elas passaram a competir entre si pela atenção dos homens, tornando a maquiagem ainda mais desejável.

Foi uma época de grande pico de venda de maquiagem, as mulheres compravam as novidade que as grandes empresas lançavam desenfreadamente..

CARACTERÍSTICAS DA COMPOSIÇÃO DO INÍCIO DA DÉCADA 20

   

  Theda Bara                                                      Clara Bow

BASE - a cor mais usada era branco marfim.

PÓ - era branco.

LÁBIOS - batom ainda foi aplicada evitando os cantos e estar mais cheio no centro, formou o "arco de cupido". As cores eram muito escuro como vermelho púrpura ou púrpura.

BOCHECHAS - o rouge foi aplicado bem na maçã do rosto pesadamente em um círculo.

SOBRANCELHAS - foram bem marcados.

SOMBRAS - é o estilo vamp década hollywood, bem marcadas, olhos dramáticos, com sombra preta e gentilmente puxou no canto interno. Seus olhos estavam bem delineadas.

CÍLIOS - bem marcadas, mas apenas o superior.

As estrelas de Hollywood que estavam referência neste tempo foram Theda Bara, Clara Bow e Mary Pickford. 

CARACTERÍSTICAS DA MAQUIAGEM NA SEGUNDA METADE DA DÉCADA

BASE E PÓ - Também foram aplicadas da mesma forma.

LÁBIOS - como aplicar o batom no "arco de Cupido" já não era tão usado. Agora começou a aplicar o batom nos cantos, mas ainda não arredondava, uma característica que será bem marcado na próxima década. As cores mais utilizadas foram vermelho e rosa.

BOCHECHAS - o rouge ainda foi aplicado na forma de um círculo, mas em quantidades menores.

SOBRANCELHAS - já são mais finas.

SOMBRAS - O estilo vamp já não era tão usado, seus olhos estavam menos acentuada ea cor mais usado era marrom

CÍLIOS - bem marcado, mas apenas nos cílios superiores

 
 

DÉCADA DE 30

Essa década sofreu uma grande crise econômica devido a Grande Depressão que ocorreu em 1929 com a queda da bolsa de Nova York.

Como resultado da emancipação gradual das mulheres, que começou em 1920, elas tornaram-se mais conscientes da sua independência de ação e mais ousadas ​​na forma de expressar sua feminilidade, saindo de cena por completo a garota Flapper do final da década de 10 e metade da década de 20 e entrando em cena a mulher mais madura. Os filmes de Hollywood tornaram-se muito importantes, pois devido a crise, para muitas pessoas, o único entretenimento disponível eram os filmes. As mulheres copiavam os modelos de vestidos, penteados e maquiagem das populares atrizes cinematográficas.

As grandes atrizes que ditaram a moda da época foram Greta Garbo, Marlene Dietrich, Caroline Lombard, Ginger Rogers, Jean Harlow, Mae West, Joan Crawford e Bette Davis.. 

            

         Jean Harlow                               Ginger Rogers                        

 

Caroline Lombard                                              Marlene Dietrich

Bette Davis                                                    Joan Crawford

       Greta Garbo

Grandes nomes dos cosméticos como Max Factor e Elisabeth Arden tornaram-se populares no mundo das mulheres.

Curiosamente, as vendas de cosméticos durante a Grande Depressão aumentou significativamente, e esta é uma tendência que ainda pode ser vista durante tempos econômicos difíceis. Às vezes apelidado de "O Índice Batom," é um fenômeno controverso que tem sido estudado por economistas há anos.

A década de 30 foi a Era Blonde Curls ou loiras de cachos de Hollywood e todas as mulheres queriam copiar. Contudo, nesta época, as tinturas de cabelo ainda não eram muito boas e muitas mulheres estragaram bastante o cabelo. 

 

CARACTERISTICAS DA MAQUIAGEM

O traço da maquiagem é visivelmente mais refinado e elegante do que as linhas exageradas da década anterior.

Base - passou a ser do mesmo tom da pele ou um tom abaixo com subtom rosado  e com um pouco de brilho.

Pó – o pó de arroz mudou de branco para rosado, surgindo também os pós compactos.

Bochechas – a intensidade de rouge deu uma leve diminuída e era aplicado nas maçãs e um pouco abaixo puxando em direção às orelhas.

Batom – enquanto nos anos 20 evitou-se os cantos externos dos lábios na aplicação do batom, nos anos 30 não só preencheu os cantos, mas também os arredondou, deixando a boca mais carnuda. Este tipo de boca ficou conhecida como Crawford Smear, devido a atriz Joan Crawford. O batom escuro vermelho arroxeado não era mais usado, as cores mais populares era o rosa, o framboesa, o vermelho e o laranja.

Sobrancelhas - uma espécie de símbolo de maquiagem da década. Elas tinham que ser fina e formando um arco longo. Muitas mulheres arrancavam a sobrancelhas e as redesenhavam com o lápis.

Sombra – as mulheres começaram a utilizar dois tons de sombra da mesma cor e as cores mais usadas eram o azul, o violeta, o verde e o marrom.

Cílios – a mascara de cílios continua sendo muito usada, só que agora também sendo aplicada nos cílios inferiores. Há relatos que nesta época a mascara de cílios era com ma cor marrom e nas pontas a cor preta. Cílios postiços longos e finos tornaram-se populares.

No ano de 1938 morre um dos grandes nomes dos cosméticos e criador do termo makeup, o Sr. Maksymilian Faktorowicz  - Max Factor. 

 

TEXTOS RELACIONADOS:

VINTAGE MAKEUP SÉCULO 20 PARTE III: ANOS 70, 80 e 90