DÉCADA DE 50
A década de 50 foi uma época de crescimento e prosperidade. O fim do racionamento abriu o caminho para novos produtos. E os consumidores tinham mais dinheiro para gastar.
O rock-in-roll ocupou o centro dos palcos, e grandes nomes como Fats Domino, Little Richard e Elvis Presley rapidamente chegaram à fama.
Transmissões de televisão tinham retornado no Reino Unido após a suspensão total durante a Segunda Guerra Mundial. No início dos anos 50 a maior parte do país já possuía sinal de TV, graças ao esforço do pós-guerra e a transmissão da coroação da rainha Elizabeth em 1953,
Nos EUA, milhões de família já possuíam um aparelho de TV. No Brasil, estavam surgindo os primeiros aparelhos nas famílias mais ricas.
Nesta época a televisão ainda era em preto e branco, mas no cinema já tinha filmes em cores.
Rapidamente, assistir TV tornou-se um passatempo popular para todas as famílias e as variedades de shows trouxeram novas idéias e influência para as massas.
Estrelas de cinema como, Grace Kelly, Marilyn Monroe, Doris Day, Brigitte Bardot, Sophia Loren, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Gina Lollombrigida e Natalie Wood. que fez o famoso filme Juventude transviada em 1955, causavam grande influência nas mulheres.
Audrey Hepburn Marilyn Monroe
Doris Day Natalie Wood
Gina Lollombrigida Elizabeth Taylor
Grace Kelly Brigitte Bardot
SOPHIA LOREN
A moda dos penteados entre homens e mulheres foi influenciada pelos artistas de Hollywood e artistas da musica da época. Elvis Presley e James Dean foram os grandes responsáveis pelo estilo topete alto masculino. Outra variação deste estilo foi o “cut duck butt” ou corte bumbum de pato, que tinha sido desenvolvido no final da década de 40 pelo Hairstylists Joe Cerello.
Elvis, topete alto James Dean
CORTE BUMBUM DE PATO
Na década de 50, existiram vários modelos de penteados para as mulheres. O tamanho variou do curto ao médio. Um dos grandes Hairstylists da época foi o Francês Alexandre, conhecido em Hollywood como Alexandre de Paris. Ele criou o penteado alcachofra usado por Grace Kelly e Elizabeth Taiyor., que era o cabelo na altura do queixo e com cachos fofos. Outro estilo, muito usado foi o “corte de elfo" ou corte italiano, que era o cabelo bem curto e cacheado, muito usado pela atriz italiana Gina Lollombrígida. Em meados da década, o estilo muito usado foi o “corte pixie” que era um corte estilo moleca muito usado pela atriz Audrey Hepburn. Para as senhoras com um pouco mais de idade o estilo mais usado foi o corte franja curta, popularizado pela 1ª Dama dos EUA, Mamie Eisenhower. E já no final da década, Alexandre de Paris criou o corte colméia, que teve seu auge na década seguinte e foi muito usado por Brigitti Bardot. (lembranças de Amy Winehouse)
Para as adolescentes a moda era o rabo de cavalo alto, amarrado com lenços ou fita de cetim.
Penteado rabo de cavalo Brigitte Bardot
Penteado alcachofra, Elizabeth Taylor
Corte elfo, Gina lollobrigida
Corte pixie. Audrey Hepburn
Corte franja curta, Mamie Eisenhower
O vestuários das mulheres na década de 50 variou muito, do "New Look", cunhado por Christian Dior, no final da década de 40 aos vestidos rodados com bainha na altura da panturrilha e cintos marcando a cintura. O tecido era liso, estampado de poá ou florais. Decotes com ornamentos também entrou em voga.
Os adolescente começam a ganhar mesadas. E as empresas de cosméticos começaram a perceber este novo público e novos produtos foram fabricados, como cremes para tratamentos de acnes e limpeza de pele. E a maquiagem também se tornou mais acessível.
Os editores de revistas também perceberam esse publico e lançaram publicações especializadas neste segmento.
Essa foi a época em que as mulheres foram mais cobradas para se manterem lindas e impecáveis, tanto em casa fazendo seus afazeres, como fora de casa.
A década de 50 foi a era de ouro dos produtos de maquiagem. Novos produtos surgiram com uma paleta de cores bem mais diversificada que as décadas anteriores.
Max Factor Jr, ainda era líder de mercado, mas novas marcas surgiram como Westmore, Revlon, Yardley e Coty.
O mercado de cosméticos de luxo liderado pelas adversárias ferozes Helena Rubinstein e Elizabeth Arden cresceu muito.
Em 1950 as bases passaram a ter consistência mais leve e menos densa. Começaram a surgir as bases liquidas.
LANÇAMENTOS